O deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL) que enfrenta um processo de cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados. “Em defesa da democracia e da pluralidade de ideias expressamos nosso incondicional apoio e solidariedade ao companheiro Glauber Braga”, afirma o parlamentar.
Ele acrescenta que “a tentativa de cassação do mandato do deputado Glauber Braga representa uma grave afronta às liberdades democráticas. O processo movido contra ele – que tenta transformar o agredido em agressor – não se sustenta em qualquer fundamento legítimo, mas caracteriza uma evidente perseguição política, voltada a silenciar um parlamentar cuja trajetória é marcada pela defesa intransigente da justiça social, da transparência pública e da ética na política”.
Para Hilton Coelho “é inaceitável, sob qualquer ponto de vista, que um deputado eleito pelo povo seja alvo de retaliação simplesmente por exercer seu papel fiscalizador e por se insurgir contra práticas que atentam contra o interesse público. O precedente que se busca criar ameaça não apenas Glauber Braga, mas todos aqueles que, no Congresso Nacional, se valem dos seus respectivos mandatos na luta por justiça social e pela soberania do Brasil”.
O legislador acredita que “neste momento crítico, a sociedade civil e todos os democratas, das mais variadas correntes de pensamento, devem se unir contra qualquer tentativa autoritária de intimidação e censura representada pela absurda tentativa de calar esse mandato legitimamente eleito pelo voto popular”.
Hilton Coelho conclui afirmando que “o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), relator da Comissão de Ética da Câmara, foi rápido em emitir parecer favorável à cassação do mandato de Glauber, porém, absteve-se na do processo de votação contra Chiquinho Brazão, o acusado de ser mandante do assassinato de Marielle Franco. Para mim, há uma evidente manobra de Arthur Lira para silenciar um deputado combativo, que não se intimida diante dos abusos e enfrenta o fascismo diariamente. Não calarão nosso companheiro Glauber Braga. Seguiremos em luta contra esse ataque à democracia e em defesa do mandato popular”.
Foto: Divulgação/Assessoria Hilton Coelho