A mais recente reunião do Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), realizada em março, qualificou uma política do governo federal para apoiar municípios a elaborar projetos de PPP (Parceria Público-Privada) de ocupação urbana, chamadas operações consorciadas, usando a cessão de imóveis da União.
De acordo com o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, que é baiano, o órgão já tem certo de que vai apoiar o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, responsável pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) nana estruturação de um projeto em parceria com a administrações locais para o antigo aeroporto de Vitória da Conquista e também o aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, cujos imóveis são do governo federal.
Segundo ele, a ideia é que a cessão dos imóveis aos governos locais passe a ter uma destinação específica e uma operação associada para a recuperação e a utilização do bem em serviços públicos. E também pode incluir a utilização para habitação social, sempre em acordo com o parceiro local.
Inicialmente a ideia é um projeto de uso múltiplo para o antigo aeroporto. Com informações da AgenciaInfra.
Foto: Ghirello imagens aéreas