Para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente em 7 de abril, escolas da rede estadual de ensino realizam, durante toda a semana, diversas ações e atividades voltadas para a promoção de hábitos saudáveis e de qualidade de vida. As atividades estão integradas aos programas de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), Saúde na Escola (PSE) e Saúde Mais Perto nas Escolas, executados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com outros parceiros.
No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, por exemplo, os estudantes dos cursos de Nutrição e Análises Clínicas participam, nestas segunda e terça-feira (7 e 8), da “Ação global pela saúde universal”, que contará com palestras com profissionais da área de Psicologia e Educação Física, executada através do PSE, que consiste em uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público. Além disso, serão ofertados serviços de saúde como avaliação nutricional, sala de ações integrativas em saúde, sala de autocuidado, bazar e zumba. No município de Caravelas, os estudantes do Colégio Polivalente de Caravelas, participam, ao longo da semana, de atividades como aulas, debates e exibição de documentário sobre assuntos relacionados à saúde envolvendo discussões sobre preservação dos recursos hídricos.
A estudante Sophia Laila de Morais, 16 anos, que cursa Nutrição e Dietética no Cetep falou da importância desse momento de conscientização. “O tema desse ano foca em lembrar que, com ações individuais e coletivas no nosso dia a dia, como por exemplo as realizadas pelo SUS, é possível melhorar o cenário da saúde global. As ações que o CETEP sempre realiza nessa data ajudam os alunos e a comunidade a se conscientizarem sobre o cenário da saúde de uma forma bem interessante e interativa”.
Outra iniciativa é o programa Saúde Mais Perto nas Escolas, executado através da parceria entre a SEC e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Através dele, as escolas da rede estadual de ensino recebem atendimentos do Odontomóvel – serviço itinerante odontológico gratuito. As unidades móveis são equipadas com consultórios que ofertam procedimentos de restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico, tratamento de doenças da gengiva, entre outros. O programa do Governo do Estado prevê atender cerca de 150 mil estudantes até o final do ano, em toda a Bahia.
Fotos: Emerson Santos