quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.38978 Dólar 5.8225

2º DIA DO BAHIA ORIGEM WEEK REUNIU RODADA DE NEGÓCIOS, ESPETÁCULO NA COZINHA E PRODUTOS ARTESANAIS

João Paulo - 05/04/2025 18:00

A sexta-feira (4) foi movimentada no Centro de Convenções Salvador durante o segundo dia de programação do Bahia Origem Week. O evento recebeu grandes atrações entre às 14h e 22h, entre elas palestras e workshops sobre o mundo dos negócios, exposição e degustação de produtos, espaço kids e aulas com chefs de cozinha.

Antes de ser aberto para o público geral, o evento reuniu empresários, gestores e estudantes em uma Rodada de Negócios promovida pela Setur e um Workshop com tema sobre a ExpoPesca e Aquicultura, que está presente nesta quarta edição do Bahia Origem Week.

As atividades formativas se estenderam até o fim da tarde sobre assuntos que tangem o varejo, direitos do consumidor e turismo. Entre os palestrantes, o empreendedor e sommelier Raimundo Freire abordou sobre os Engenhos da Bahia,   trazendo sua experiência enquanto produtor artesanal de cachaça na capital baiana há 12 anos

“Dentre diversos assuntos, destaquei um projeto da Secretaria de Turismo para desenvolver e despertar o interesse dos turistas em conhecer a produção de cachaça na Bahia. Conhecer um engenho, como funciona, como é que é produzida, de fato, a cachaça, a partir de uma cana de açúcar”, disse Freire, que também comercializa seus produtos na feira sob a marca Kikaxassa.

Com oportunidades quentes para os negócios, a temperatura também aumentou na Cozinha Show. Entre as 16h e 20h30, renomados chefs ensinaram suas receitas para aspirantes a cozinheiros, donas de casa e curiosos. Com sua didática saborosa, a chef Dani Façanha trouxe a culinária da Costa do Dendê para o Origem Week. Já o premiado chef Fabrício Lemos fez um Arroz Kirimurê, trazendo uma mensagem de valorização às marisqueiras do estado. Representante da cozinha fit, Gabryel Boaventura preparou um Arroz de Garimpeiro e a Argentina Mariana Corbetta adoçou a Cozinha Show com uma receita de Ovo de Páscoa.

Outra vertente do Origem Week é a iniciativa da moda e artesanato, o evento reuniu artesãos, artesãs e estilistas de diversas regiões do estado num só lugar. Os camaçarienses Anderson Silva e Junior Telles participaram do Origem Week pela primeira vez. Donos de um ateliê montado em 2021, os profissionais confeccionam roupas com foco na moda afro e moda inclusiva.

“Está sendo uma experiência incrível ter contato com outros empreendedores de outros nichos no evento. Para nós, que viemos da confecção de roupas de religiões de matriz africana e moda afro, estar no meio de empresários e empresas é muito importante pela visibilidade e quebra de paradigma. O ateliê Júnior Telles também inova com roupas para pessoas com deficiência”, disse.

Também expositor estreante, o decorador de vasos Samuel Barbosa aproveitou a Feira de Origem e Negócios para comercializar os seus produtos dentro da iniciativa do Artesanato da Bahia, que abraça diversas cooperativas do estado.

“Ser um expositor está sendo uma experiência muito boa, porque para quem trabalha com arte, com artesanato, tudo inspira. Então, às vezes a gente vê o trabalho do nosso colega, uma paleta de cores, um formato específico de determinada peça, e tudo isso acaba servindo de inspiração para que a gente consiga desenvolver outros trabalhos posteriormente”, concluiu.

A programação da 4ª edição do Bahia Origem Week segue neste sábado e domingo, entre às 14h e 22h, no Centro de Convenções Salvador. A entrada é gratuita mediante a entrega de 1Kg de alimento para a Campanha Bahia Sem Fome.

O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

 

Fotos: Alberto Monteiro

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.