quinta, 03 de abril de 2025
Euro 6.37349 Dólar 5.7477

ESPETÁCULO DA CIDADE DE CARINHANHA É INDICADO AO PRÊMIO BAHIA APLAUDE

João Paulo - 03/04/2025 14:00

Entre as 52 peças de teatro e performances concorrentes ao Prêmio Bahia Aplaude, o espetáculo Flor D’água, Mulher Rio recebeu duas indicações e mostrou que o interior baiano também é uma grande potência do teatro nacional. Original de Carinhanha, município localizado a 787,4 km de Salvador, próximo da divisa com Minas Gerais, o espetáculo está concorrendo nas categorias de Melhor Atriz e Categoria Especial (composição e trilha sonora), ambas para Sibelle Lélis.

O enredo trata do surgimento da Flor D’água, uma mulher idosa que personifica a própria água, diretamente das profundezas do rio São Francisco. Em um monólogo dinâmico e musical, a senhora transfigura-se em outras mulheres do profundo sertão baiano, que apresentam suas histórias, dramas e vivências. A narrativa tem completa autoria de sua intérprete e atriz carinhanhense, Sibelle Lélis, que, em um solo, povoa a cena com facetas ribeirinhas que refletem personagens femininas reais, dentro do contexto histórico de Carinhanha.

Para Sibelle Lélis, a indicação corresponde a uma abertura de caminho, por se tratar de um espetáculo totalmente artesanal produzido em um município pouco conhecido do interior da Bahia, tanto em aspectos culturais quanto geográficos.

“A temporada foi realizada em uma escola pública, não há teatro ou equipamento cultural convencional em Carinhanha. Nossa plateia inicial era formada por pessoas que nunca tinham assistido a um espetáculo, como pescadores, quilombolas e moradores das agrovilas. Então, ter essa percepção de fora é muito gratificante”, revela Sibelle.

“Eu já me sinto premiada por ver como algo que estava dentro da lata, no papel, tem a força de sensibilizar tantas pessoas. O que mais me comoveu foi a reação forte do público. Eu dou voz a histórias de mulheres que estão em mim e que passaram por questões como violência doméstica, e isso é muito significativo”, explica a indicada ao Prêmio Bahia Aplaude.

Indicados ao Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025

* Espetáculo Adulto: Candomblé da Barroquinha, Hoje é dia de Rock, Homem é homem, Os dias lindos de Celina Bonsucesso, Torto Arado.

* Espetáculo Infantojuvenil: Casa Barriga, Infinito, Meninas contam a Independência.

* Direção: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (Homem é Homem), Daniel Marques (Hoje é dia de Rock), Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Márcio Meirelles (Sr. Oculto), Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha).

* Ator: Diogo Lopes Filho (Torto Arado), João Vitor Sobral (Hoje é dia de Rock), Leandro Santolli (Chame Gente), Lúcio Tranchesi (Homem é Homem), Mano Leone (Hoje é dia de Rock).

* Atriz: Ella Nascimento (Felebé, felebé! Meu amigo é meu dinheiro), Larissa Luz (Torto Arado), Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso), Sibele Lélis (Flor D’água, Mulher Rio), Vika Mennezes (Mukunã: do fio à raiz).

* Texto: Aldri Anunciação, Fábio Espírito Santo e Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Daniel Arcades (Candomblé da Barroquinha), Gildon Oliveira (Nó), Mônica Santana (Sr. Oculto), Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso).

* Revelação: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (cenografia de Homem é Homem), Danilo Cairo e Leandro Santolli (texto de Chame Gente), Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (composição de Mukunã: do fio à raiz), Mafá Santos (sonoplastia de Bicho de duas patas), Rodrigo Queiroz (direção de Casa Lamentos).

* Performance: Ex-passo, Noiva.

* Categoria Especial: Guilherme Hunder (figurinos de Infinito e Monocontos), Jarbas Bittencourt (direção musical e composição de Torto Arado), Luciano Salvador Bahia (direção musical e arranjos de O Mar de Caymmi), Sibele Lélis (composição e trilha sonora de Flor D’água, Mulher Rio), Thiago Romero (direção de arte de Candomblé da Barroquinha).

O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e do Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e da Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A partir desta edição comemorativa de 30 anos, a Aplaude Produções assume a produção e a realização do evento, que tem a coordenação geral da Caderno 2 Produções. Mais informações estão disponíveis no site: www.bahiaaplaude.com.br.

Sobre o Prêmio Bahia Aplaude – Com três décadas de uma trajetória que reconhece e celebra os destaques das artes cênicas baianas, o Prêmio Braskem de Teatro passou a se chamar Prêmio Bahia Aplaude. Esta alteração reflete um resgate histórico da mais tradicional premiação do teatro no estado, além da ampliação de sua atuação.

O novo título homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias. O intuito é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam no grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, forte impulsionadora do teatro baiano.

| Fotos: Matheus Moreira (Moreira Visuals

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.