O Bradesco disponibilizou nesta quinta-feira (3) o Pix Automático, um serviço que permite o agendamento recorrente de pagamentos, como contas de energia, telefone, escolas, academias e assinaturas. A novidade está disponível tanto para clientes pessoa física quanto para empresas.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a funcionalidade, neste primeiro momento, pode ser utilizada por empresas correntistas do Bradesco que já recebem pagamentos de clientes também correntistas da instituição.
O lançamento acontece antes do prazo estipulado pelo Banco Central (BC). Segundo o cronograma da autarquia, outras instituições financeiras só deverão disponibilizar o serviço a partir de 16 de junho.
Para que clientes pessoa física façam uso do Pix Automático, é necessário verificar se a empresa destinatária do pagamento oferece essa opção. Caso ofereça, o cliente pode cadastrar o pagamento realizando a leitura do QR Code gerado pela empresa no aplicativo do Bradesco.
Ao optar pelo serviço, é possível definir um valor máximo para os pagamentos, podendo ajustá-lo a qualquer momento até o horário programado para a transação. Os débitos são realizados automaticamente, inclusive em feriados e finais de semana, sem custos para o pagador.
As empresas interessadas em oferecer essa modalidade de pagamento precisam entrar em contato com seu gerente no Bradesco para ativar o serviço. Segundo o BC, a adesão do cliente exige uma permissão específica para que o estabelecimento possa enviar cobranças recorrentes. Esse consentimento pode ser dado de duas formas:
Com essas etapas concluídas, o banco agenda os débitos automaticamente na data combinada, sem a necessidade de novas aprovações para cada pagamento.
Os pagamentos recorrentes podem ser semanais, mensais, trimestrais ou anuais. O serviço não terá custo para o pagador, mas as empresas que receberem os valores poderão ser tarifadas.
Foto: Bradesco/Reprodução/Assessoria