Donald Trump, presidente dos Estados Unidos em seu segundo mandato, revelou na tarde desta quarta-feira (2), durante coletiva, a lista de países com as novas tarifas impostas pelo seu governo. O país passará a cobrar 10% de todas as importações feitas do Brasil.
O ex-apresentador do reality “O Aprendiz” detalhou as demais tarifas recíprocas que serão cobradas dos países que cobram taxas de produtos norte-americanos importados e representarão metade das alíquotas cobradas por outros países. O evento marca o início de um conjunto de tarifas — que, segundo Trump, “libertarão os EUA de produtos estrangeiros”.
“Nossos pagadores de impostos foram enganados por anos. Mas isso vai acabar. Em alguns momentos, assinarei uma ordem executiva histórica, instituindo tarifas recíprocas em países ao redor do mundo. Isso significa que eles fazem isso conosco, e nós fazemos isso com eles”, disse Trump em coletiva nesta quarta-feira.
“Este é um dos dias mais importantes, na minha opinião, na história americana. É nossa Declaração de independência econômica”, completou o presidente norte-americano.
Na última semana, o presidente norte-americano chegou a afirmar que as tarifas devem incluir todos os países, mas disse que as taxas podem ser mais suaves do que se espera e que está disposto a fazer acordos.
FOTO: Print/Divulgação