O atleta Igor Nogueira é o mais novo patrocinado da Petrobahia. Com a parceria, firmada através do programa FazAtleta, do Governo da Bahia, o lutador de jiu-jitsu, que tem o Transtorno do Espectro do Autismo, terá agora a possibilidade se dedicar ainda mais ao esporte. Com o apoio financeiro, o atleta terá ainda mais tempo para treinar, financiar equipamentos e se inscrever em torneios, inclusive custeando as próprias viagens pelo Brasil e exterior.
Para a mãe de Igor, Marleide Nogueira, o patrocínio chegou em excelente hora, para coroar o desenvolvimento de Igor como pessoa e atleta. “É uma maneira do meu filho ocupar ainda mais espaços e seguir com a carreira que ele tanto ama. Ele vai poder viver ainda mais intensamente o jiu-jitsu e combater o cenário capacitista que infelizmente existe. Estamos muito felizes com esse apoio”, celebra.
Praticante de jiu-jitsu há 12 anos, Igor Nogueira entrou no esporte em 2013 de maneira inesperada. Por questões de saúde, precisou ir até a academia para entrar em forma através da musculação. “Foi na academia que ele conheceu o primeiro professor na arte suave. E foi de lá que veio o convite para entrar no esporte. Por conta do autismo, Igor sempre evitou o toque e interações sociais mais profundas. E me perguntava como iria praticar um esporte que exige tanto contato físico. Era algo que não entrava em minha cabeça”.
Mesmo com o receio da mãe, Igor foi matriculado nas aulas de jiu-jitsu. Através do tatame, desenvolveu habilidades motoras e mentais, como o foco, atenção, coordenação e também perdeu o medo do toque, além de ter diminuído com os movimentos repetitivos e reprodução de características típicas de quem tem autismo, não gerando prejuízos sociais. “Hoje digo que sou uma mãe plena. Meu filho evoluiu em todos os aspectos e de maneira inacreditável”.
Hoje Igor é faixa marrom de jiu-jitsu e busca realizar o sonho de ser um faixa preta. “Comecei (no jiu-jitsu) no dia 23 de julho de 2013. Salvou minha vida e me ajuda desde sempre, principalmente no contato com as pessoas. Amo o jiu-jitsu e quero ser faixa preta”, dispara Igor, que já escolheu o que será no futuro, um professor. “Quero continuar no esporte para ajudar e ensinar as pessoas com deficiência”. Sobre o patrocínio da Petrobahia, Igor celebra a conquista. “É muito importante para mim, pois me permite ser competitivo e ficar bem no ranking no meu esporte”.
Segundo Andreia Lucas, supervisora de marketing da Petrobahia, é uma honra para a Petrobahia ter Igor como um dos atletas patrocinados. “Sempre falo que a nossa maior alegria é permitir que Igor e todos os outros atletas que são apoiados por nós possam competir em alto nível, representando nossa Bahia e nosso país em todo o mundo. Trata-se de um jovem com uma história incrível de superação. É um verdadeiro vencedor. A felicidade é toda nossa em fazer parte dessa jornada inspiradora”.
Além de Igor Nogueira, a Petrobahia patrocina outros atletas, como Carol Sousa (kickboxing), Rafael Martins e Juliana Duque (vela), Bernardo Peixoto (Vela), Bruno Jacob (Motosurf), Diego Albuquerque (Natação) e Lisa e Sabrina Tosto (Hipismo), além de competições de rally, maratona, triatlo, natação e outros esportes. “Esporte é paixão, dedicação e resiliência. São valores que combinam com a nossa empresa. Por isso é tão importante estarmos ao lado dos atletas e também das competições. Vamos seguir crescendo e apoiando sempre o esporte da nossa Bahia”, completa Andreia.