O Festival Movimenta Cajazeiras retorna em 2025 para sua segunda edição, fortalecendo a instrumentalização artística e as experiências corporais na dança. O evento tem como público-alvo artistas informais e profissionais residentes na região de Cajazeiras, em Salvador.
Com inscrições abertas de 07 a 28 de abril, o festival oferece oficinas de dança e a oportunidade de participação na “Mostra Movimenta”. As modalidades disponíveis incluem dança de blocos afro (adulto e infantil), dança moderna, dança de salão e elaboração de projetos para dança.
As inscrições serão realizadas por meio de formulários disponíveis no perfil oficial do projeto (@movimentacajazeiras) e terão prioridade para pessoas pretas e LGBTQIA+, a partir de 16 anos, com autorização de responsável, independentemente da experiência artística.
Mostra Movimenta e incentivos financeiros
A “Mostra Movimenta” acontecerá no dia 31 de maio, no Espaço Boca de Brasa (Cajazeiras), e selecionará 10 trabalhos em dança nos formatos solo, duo, trio e grupo. Os participantes escolhidos receberão cachês entre R$ 300 e R$ 1.000, pagos em parcela única.
Oficinas de formação
As oficinas terão duração de duas horas e atenderão até 20 pessoas por turma, visando a formação contínua e a profissionalização. Confira o cronograma:
Elaboração de Projetos para Dança – 03 de maio, no Espaço Boca de Brasa (Cajazeiras);
Dança de Salão – 03 de maio, no Shopping Cajazeiras;
Dança de Blocos Afro – 10 de maio, na Pedra de Xangô (Cajazeiras 10);
Dança Moderna – 17 de maio, no Centro Social Urbano (Castelo Branco);
Dança de Blocos Afro para Infância – 07 de maio, na Escola Municipal Cecy Andrade, voltada para estudantes de 6 a 12 anos, a partir das 8h30.
Programação artística
O festival convidou três espetáculos de dança da região para a “Mostra MovimentaCena”, que acontecerá aos sábados em maio:
“Nós por nós” – Cia Uzarte | 10 de maio, às 19h30, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras;
“Sample: é que nem cortar quiabo” – Bruno de Jesus | 17 de maio, às 19h30, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras;
“Malemolência” – Grupo Jeitus | 24 de maio, às 16h, no Mercado Municipal de Cajazeiras.
Roda de conversa e reflexões sobre a cena cultural
Para encerrar a programação, o festival promoverá a roda de conversa “Futuros Criativos”, no dia 25 de maio, no Espaço Boca de Brasa (Polo Criativo de Cajazeiras). O encontro será aberto ao público e abordará políticas de acesso, permanência e incentivo à produção artística na comunidade.
Uma iniciativa coletiva para fortalecer a cultura local
O Festival Movimenta Cajazeiras propõe uma imersão artística baseada nas experiências territoriais dos participantes, promovendo ações que dinamizam a cena cultural local. Criado por artistas do bairro que atuam na dança há mais de 15 anos, o evento busca preencher lacunas de acesso e investimento na área.
“O bairro é uma grande cidade dentro de Salvador, com uma cena cultural e artística efervescente. A partir da falta de acesso e da precariedade de ações e investimento voltados à dança na nossa comunidade, nós artistas criamos esse festival”, destaca Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro Produções, ao lado de Leonardo Santos e Tyara Gomes.
Marcos reforça que a primeira edição do festival foi amplamente acolhida pela comunidade. “Tanto a população quanto a comunidade artística da dança e de outras linguagens nos receberam de braços abertos. Em 2024, foi lindo assistir a todas as atividades lotadas – oficinas e apresentações artísticas. Isso evidencia que Cajazeiras estava sedenta por uma ação deste porte”, conclui.
Foto: Divulgação