A fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, explica que os sinais do autismo podem ser identificados antes dos 3 anos de idade e que o diagnóstico tardio pode implicar em dificuldades no desenvolvimento e na aprendizagem
Nesta quarta-feira (02/04), é celebrado o Dia Mundial do Autismo, uma data que reforça a importância do diagnóstico precoce e da intervenção multidisciplinar. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por comprometimentos no comportamento social, na comunicação e na interação social, além de um repertório restrito de interesses e atividades.
De acordo com a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, os sinais de autismo podem ser identificados antes dos 3 anos de idade, mas sem um diagnóstico precoce, a pessoa pode crescer sem o suporte necessário para desenvolver habilidades sociais, emocionais e acadêmicas.
“O diagnóstico tardio do autismo pode ter diversas implicações, desde dificuldades no desenvolvimento e na aprendizagem, devido à falta de adaptações adequadas, até problemas nas relações interpessoais e na construção de autoestima, o que pode gerar isolamento e frustração”, explica a fisioterapeuta.
Segundo a especialista, sem um diagnóstico, a pessoa pode não ter acesso a terapias e estratégias que poderiam facilitar sua vida. “O desconhecimento da condição pode levar a autocrítica excessiva e sensação de inadequação. Por isso, é fundamental que a criança receba apoio adequado desde os primeiros sinais, a fim de possibilitar o desenvolvimento de suas habilidades ao máximo”, enfatiza.
O diagnóstico do TEA é realizado clinicamente, por meio da observação direta do comportamento da criança e de entrevistas com pais ou cuidadores. Jamaica explica que a condição pode se manifestar em diferentes níveis dentro de um espectro: “Uma criança diagnosticada com grau 1 de suporte apresenta dificuldades leves, que podem não impedir sua capacidade de realizar atividades diárias e interagir socialmente. Já um indivíduo com grau 2 de suporte enfrenta maiores limitações na autonomia e precisa de ajuda para realizar tarefas cotidianas. Por fim, um autista com grau 3 de suporte tem dificuldades severas e frequentemente requer assistência especializada ao longo da vida”.
A intervenção precoce é essencial para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com TEA. “É altamente recomendável que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado. Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, aliados à orientação dos pais ou cuidadores, são fundamentais nesse processo, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra”, conclui a fisioterapeuta.
Clínica Espaço Kids
A Clínica Espaço Kids é especializada no atendimento humanizado a crianças com deficiência. Com serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, musicoterapia, psicomotricidade e psicologia, a Espaço Kids oferece, em um só espaço, a possibilidade de um acompanhamento completo a crianças e adolescentes com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor.