Em celebração ao Mês da Mulher, o Conselho das Cidades da Bahia (ConCidades/BA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), realizou dois dias de palestras para discutir um dos problemas mais graves que afetam as mulheres brasileiras: o feminicídio. O evento, realizado no auditório da Sedur, reuniu representantes de diversas áreas para um debate aprofundado sobre o tema.
A iniciativa destacou a realidade das mulheres baianas, considerando os altos índices de violência registrados no estado, que está entre os mais elevados do país. A mesa-redonda contou com a participação de importantes lideranças femininas, incluindo a presidenta do ConCidades/BA e secretária da Sedur, Jusmari Oliveira; a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Liliane Oliveira; a deputada Maria Del Carmen; e a secretária executiva do ConCidades/BA, Micau Barreto, que atuou como mediadora.
“O feminicídio e a violência contra a mulher ainda são desafios urgentes, que precisam ser enfrentados com políticas públicas eficazes e um debate contínuo na sociedade. Discutir esse tema é essencial para conscientizar e fortalecer as redes de apoio, além de combater todas as formas de desigualdade de gênero”, destacou Jusmari Oliveira.
O evento reuniu um público diverso e abordou temas como empoderamento feminino, desigualdade salarial, direito das mulheres à cidade e as diferentes formas de violência de gênero, incluindo a violência doméstica e o feminicídio.
Enfrentamento ao assédio nos transportes públicos
Um dos pontos centrais da discussão foi o assédio sofrido por mulheres no transporte público. Nesse contexto, foi reforçada a inauguração da nova unidade da Sala Elas à Frente no metrô de Salvador, agora localizada na Estação Rodoviária, além do lançamento da campanha contra a importunação sexual nos transportes públicos, com foco no metrô de Salvador e Região Metropolitana.
Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre a Sedur, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Detran-BA, está sendo amplamente divulgada por meio de peças audiovisuais nas redes sociais, na TV Trem e em diversas estações do metrô.
O projeto Salas Elas à Frente conta com uma equipe multidisciplinar das áreas jurídica e psicossocial, oferecendo orientação, acolhimento e atendimento a mulheres vítimas de assédio, importunação sexual e violência doméstica.
“A ideia do evento surgiu de uma conversa com a secretária Jusmari. Foi uma iniciativa fundamental, que trouxe um debate necessário sobre a violência contra a mulher. Espero que o Conselho consiga promover outros momentos como esse, com mesas ainda mais diversificadas”, ressaltou Micau Barreto.
Com essa ação, a Sedur e o ConCidades/BA reafirmam o compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para a segurança e o bem-estar das mulheres baianas, fortalecendo redes de apoio e promovendo iniciativas que garantam mais dignidade e proteção para todas.
Foto: Luis Felipe / Ascom Sedur