Após o Carnaval, é comum que haja o crescimento de casos de viroses e problemas respiratórios atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) e diante deste quadro existe a preocupação do diagnóstico e cuidado de pacientes com tuberculose, já que a doença se confunde com síndromes comuns – o que pode ser um risco.
Perante esta possibilidade, profissionais do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, passaram por um treinamento sobre a forma de tratar este quadro, no dia dedicado ao combate do problema de saúde, celebrado na última segunda-feira (24).
Organizado pela equipe de humanização da unidade, o evento teve como foco orientar os colaboradores acerca de como deve ser feito o acolhimento a uma pessoa com tuberculose, incluindo diretrizes sobre o tratamento e a doença. Apesar de ser uma enfermidade antiga, a doença continua sendo um importante problema de saúde pública.
Os multiprofissionais sempre passam por iniciativas como esta, realizadas pela Fundação Fabamed, que administra o Centro de Saúde, ocorrendo de acordo com o calendário do Ministério da Saúde nas datas de ações nacionais e mundiais de combate a variadas doenças.