segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.28141 Dólar 5.8097

EMBRATUR E CONSÓRCIO NORDESTE APRESENTAM POTENCIAL TURÍSTICO DO NORDESTE BRASILEIRO EM ROADSHOW INÉDITO NA EUROPA

Victoria Isabel - 28/03/2025 19:30

Pela primeira vez, o Brasil apresenta o posicionamento estratégico e o potencial turístico da Região Nordeste ao mercado internacional em um evento exclusivo para operadores de turismo e agências de viagens. O Roadshow Visit Nordeste 2025 passará por Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril), mostrando a região como um destino integrado, diverso e excelente para viajantes que buscam experiências inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo.

O evento é uma parceria da Embratur com o Consórcio Nordeste. A iniciativa representa um marco na integração do Nordeste e faz parte da estratégia da Agência em posicionar a região no mercado europeu, assim como ampliar a conectividade aérea e as campanhas de promoção internacional. Os resultados já são visíveis: só nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros aos destinos nordestinos em comparação com o mesmo período de 2024.

Mais próximo do Nordeste – com voos diretos que conectam os viajantes em menos tempo e menor emissão de CO2 -, o mercado europeu se mostra cada vez mais estratégico para o turismo brasileiro. Segundo continente que mais envia turistas ao Brasil, 2025 começou com um crescimento expressivo: somente em janeiro e fevereiro deste ano, o desembarque de europeus no país aumentou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse movimento já vinha ganhando força em 2024, quando o Brasil registrou um crescimento de 20,1% na entrada de estrangeiros vindos da Europa.

“O Nordeste vem se consolidando como uma das regiões mais dinâmicas do turismo brasileiro e a parceria da Embratur com o Consórcio do Nordeste é estratégica para o seu posicionamento no mercado internacional. Os viajantes saem da Europa em busca exatamente do que o Nordeste oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências genuínas, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e autenticidade. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas para os visitantes”, diz o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Durante o roadshow, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas. Desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador; dos resorts com arquitetura sustentável às rotas de turismo de natureza em áreas protegidas, a região mostra sua capacidade de surpreender até os viajantes mais experientes.

O evento também marcará o lançamento da nova marca unificada do Nordeste, destacando seus diferenciais históricos, culturais e naturais, além do plano de ação de promoção da região.”Fortalecer a região Nordeste como uma potência turística no mercado internacional é a principal missão da parceria existente entre Consórcio Nordeste e Embratur. De maneira visionária, com o Roadshow Visit Nordeste 2025, os nove estados terão a oportunidade de ampliar os mercados emissores, consolidando a região que já faz um trabalho de fortalecimento e captação de mercados internacionais individualmente, porém agora, de maneira integrada, em Londres e Milão, com lançamento da Marca Nordeste”, explica a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio do Nordeste, Bárbara Braga.

“Somos uma região diversa, das mais visitadas e procuradas no Brasil e mundo, com belezas naturais singulares, praias com águas quentinhas, sol o ano inteiro, além de atrativos históricos, culturais, de aventura, lazer, artesanato e uma gastronomia rica. Agora, com uma marca que unifica os atrativos do nosso Nordeste como destino para o mundo, fortaleceremos o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nessa região que só cresce em nosso país”, completa Bárbara.

Em parceria com a TAP Air Portugal – companhia aérea que oferece a melhor conectividade com o Brasil -, as ações de promoção turística visam criar oportunidades por meio de rotas integradas, utilizando os aeroportos do Nordeste como portas de entrada, especialmente nas cidades atendidas pela empresa: Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações em Londres e Milão, a TAP irá sortear um par de passagens aéreas para que os agentes de viagem descubram novos destinos do Nordeste.

Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.