O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Zé Trindade, recebeu nesta quarta-feira (27) uma comitiva do Governo do Distrito Federal para compartilhar as metodologias de contratação integrada e semi-integrada realizadas pelo Governo da Bahia. O encontro, que se estende até amanhã (28), inclui visitas a obras de infraestrutura em Salvador e reuniões técnicas com a equipe da Conder. O intercâmbio é resultado do 1º Workshop de Diretrizes e Oportunidades da Contratação Integrada, realizado no início do mês de março em Brasília, onde a Conder apresentou seus processos de contratação.
Trindade destacou o papel da Bahia como modelo nacional em licitações e execução de obras. “Temos investido estrategicamente em novas tecnologias e procedimentos, e, como resultado, temos nos tornado referência nacional em gestão de obras públicas. Em fevereiro do ano passado, recebemos uma comitiva de Pernambuco, a pedido da governadora Raquel Lyra, para compartilharmos nossa expertise em boas práticas em obras de infraestrutura urbana. Hoje, estamos compartilhando esse aprendizado acumulado por nossa equipe com gestores públicos de Brasília, permitindo que outra unidade da federação possa fortalecer suas ações, a exemplo do que acontece na Bahia”, afirmou Trindade.
Maruska Holanda, chefe do Núcleo de Inovação da Novacap, ressaltou a importância da parceria. “Já tínhamos acesso a documentos da Conder que serviram de modelo para nossas ações no Distrito Federal. Quando surgiu a oportunidade de realizar o workshop, percebemos que a Conder seria uma parceira fundamental. O presidente Trindade aceitou nosso convite e, com boa vontade, apresentou sua empresa e demos início a um intercâmbio técnico. Essa cooperação entre a Novacap e a Conder vai aprimorar nossas missões de construir obras públicas com qualidade e eficiência, e compartilhar experiências”, avaliou. A Novacap é o braço operacional do Governo do Distrito Federal e funciona nos mesmos moldes da Conder, vinculada à Secretaria de Obras do DF.
Maria Alice Duarte, assessora de Novos Negócios da Novacap, enfatizou as similaridades entre as instituições. “Com 69 anos de história, a Novacap é a primeira empresa pública do Distrito Federal, responsável por construir Brasília. Embora atuemos apenas no Distrito Federal, vemos muita similaridade com a Conder, que atua em todo o estado. Queremos aprender com a expertise da Bahia em projetos, licitações, contratações e execução de obras, para agregar agilidade e valor às nossas entregas para a comunidade”, afirmou.
Já André Vaz, diretor de Obras da Novacap, demonstrou entusiasmo com as soluções baianas. “Estou impressionado com os projetos apresentados e ansioso para visitar as obras e buscar ideias inovadoras” disse. Também integraram a comitiva, Paulo César Bastos, chefe de Departamento de Projetos da Novacap; e, do Governo do Distrito Federal, a procuradora-Chefe, Renata Marinho Lima, e a procuradora, Sarah Matos.