A Associação Comercial da Bahia (ACB) será sede do primeiro “Encontro Nacional de Integração do Associativismo: Mais de Dois Séculos de Cooperação e Desenvolvimento”, nesta segunda-feira (31). O evento é promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A cidade de Salvador foi escolhida para sediar o encontro pelo pioneirismo da ACB no associativismo empresarial, tendo sido criada há 213 anos. Participarão do encontro os senadores Otto Alencar (BA) e Efraim Filho (PB), bem como os deputados Antônio Brito (BA), Zé Neto (BA), Gilberto Abramo (MG), Domingos Sávio (MG), Júlio Lopes (RJ) e Joaquim Passarinho (PA).
“O encontro será uma oportunidade ímpar para debater e identificar soluções inovadoras que contribuam para o fortalecimento das empresas vinculadas, a ampliação do comércio e serviço, e o desenvolvimento contínuo do ambiente de negócios no Brasil. Estarão presentes no evento as 50 associações comerciais com maior representatividade e engajamento no Brasil, tornando o encontro ainda mais relevante para o fortalecimento do associativismo e para o avanço de pautas essenciais para o setor”, detalha o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto
Nos últimos dois anos, a entidade tem intensificado sua atuação no fortalecimento da representatividade das associações comerciais e no avanço de pautas relevantes para o empreendedorismo brasileiro apoiando ações da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE) e da Frente Parlamentar Mista do Comércio e Serviços (FCS).
No encontro de Salvador, também serão tratados temas específicos. O presidente de honra da CACB, o empresário Afif Domingos, fará duas palestras, sendo uma delas sobre o voto distrital misto como alternativa de modelo eleitoral para o Brasil. O presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, tratará do tema “Consciência Cidadã”.
“Alinhada à filosofia política e social da consciência cidadã participativa transformadora, o encontro na ACB e as caravanas regionais permitirão um contato mais próximo com as realidades locais, alinhando as necessidades de cada região às demandas das Frentes Parlamentares e dos representantes políticos eleitos. Com isso, vamos fortalecer essa conexão, promovendo um diálogo estruturado e uma cobrança eficaz para que os interesses do setor produtivo sejam respeitados e valorizados no cenário político e econômico nacional”, complementa Cavalcanti. No período da manhã os representantes do sistema participam de debate com lideranças parlamentares sobre o cenário do empreendedorismo brasileiro e propostas legislativas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.