A Acelen, empresa de energia do Mubadala Capital, anunciou nesta quarta-feira (27), em Salvador, o lançamento do Acelen Performa – Programa de Desempenho de Fornecedores. A iniciativa visa fortalecer conexões, acelerar resultados e elevar a qualidade, segurança e produtividade de toda a cadeia de suprimentos da empresa.
O programa colaborativo busca otimizar os processos do setor de compras de materiais, insumos e serviços, além de aprimorar a gestão de contratos, impulsionando o desempenho profissional e empresarial dos fornecedores.
Para Marcelo Mancini, vice-presidente de Supply Chain da Acelen, “o grande mérito do programa é alinhar os fornecedores com a visão e os valores da empresa, buscando resultados melhores para todos, além de contribuir para uma sociedade mais equânime e uma economia sustentável”.
Qualificação e acompanhamento contínuo
Atualmente, a Acelen mantém 1.500 fornecedores e mais de 300 contratos ativos na Refinaria de Mataripe. O processo de qualificação dos fornecedores começa com o cadastro no portal SAP Ariba SLP, seguido da seleção, que avalia competências e qualificações. Após a aprovação, as empresas participam de processos concorrenciais e, uma vez contratadas, passam por acompanhamento e avaliação contínua.
A superintendente do IEL-BA, Edneide Lima, reforçou a importância da qualificação profissional e da parceria com o Programa de Qualificação Profissional (PQF). “A participação da Acelen no PQF foi essencial para apoiar o desenvolvimento das empresas que já prestam serviço ou que puderam se qualificar para atender à companhia. Nosso grande objetivo é ajudar essas empresas a cumprirem seu papel dentro da cadeia onde atuam”.
Compromisso com excelência e inovação
Baseado na Resolução nº 5 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e no Código de Conduta para Fornecedores da Acelen, o Acelen Performa estabelece critérios rigorosos de avaliação. Adriano Lima, diretor regional do Grupo Priner, destacou a inovação da iniciativa. “O programa é bastante robusto e inovador. Certamente, vai acelerar a geração de valor rumo à excelência”, comentou.
Márcio Gentil, representante da Cascadura Turbo Solution LTDA, ressaltou o compromisso da Acelen com a qualificação dos fornecedores. Já Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da empresa, afirmou que o programa reflete a dedicação da companhia ao desenvolvimento do setor e da economia baiana.
“O Acelen Performa é reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento profissional, empresarial e a economia baiana. Estamos há três anos na administração da Refinaria de Mataripe, conduzindo o maior programa de modernização da história do ativo. Nosso propósito é atuar como um player relevante na transição energética, e essa parceria com a cadeia de fornecedores é fundamental para crescermos e nos tornarmos ainda mais competitivos”, concluiu Celso Ferreira.
Foto: Divulgação