Como parte das ações do Governo do Estado em celebração aos 476 anos de Salvador, escolas estaduais da capital baiana promoveram, na tarde de hoje (27), a sessão “Quinta do Cinema na Escola – Homenagem ao Aniversário de Salvador”, com a exibição do documentário “Axé: Canto Do Povo De Um Lugar”, regada a muita pipoca e seguida Roda de Conversa sobre a história e a cultura da cidade. O documentário, dirigido por Chico Kertész, narra a origem, ascensão do ritmo, trazendo depoimentos e memórias de artistas do movimento Axé Music e suas respectivas inovações.
A partir da exibição nos 197 colégios estaduais localizados em Salvador, a Secretaria da Educação do Estado fomenta o debate sobre a identidade cultural da cidade e estimula o desenvolvimento da criatividade e a curiosidade entre os estudantes.
A estudante Sofia Leal Santos, 14 anos, 9º ano, do Colégio Estadual Ruben Dario, localizado no bairro de San Martin aprovou a proposta de aliar conteúdo pedagógico e acesso à cultura. “Eu estou achando muito legal mostrar a história do Carnaval de Salvador, as nossas culturas e eu achei uma iniciativa legal para quem não conhece muito começar a conhecer. A gente sai um pouquinho da sala, vê um filme assim, conhece um pouquinho da história e dá até vontade de pesquisar mais sobre. Tomara que tenha mais sessões assim”.
Durante toda a semana, a SEC vem realizando uma série de entregas e atividades para marcar o aniversário de 476 anos da fundação da cidade de Salvador. Foram inauguradas obras de ampliação com modernização nos Colégios estaduais Pinto de Aguiar (Mussurunga), Satélite (Piatã), Roberto Santos (Cabula) e, nesta sexta-feira (28), às 8h, serão entregues novos equipamentos esportivos no Colégio Estadual de Tempo Integral Luiz Viana (Brotas). Além disso, o Cineteatro 2 de Julho, na Federação, está promovendo atividades sobre o meio ambiente e água, sessão de filme para estudantes e apresentação de duas peças teatrais sobre as heroínas da Independência e o Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, serviço do Odontomóvel, realizado pela SEC, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), segue fazendo atendimento em diferentes unidades escolares.
Foto: Divulgação/Memo Soul