Desde a última segunda-feira (24) até o próximo dia 31 é realizada a Semana Nacional de Combate à Tuberculose, que em 2025 traz o tema “Sim! Podemos acabar com a TB! Compromisso, Investimento, Resultados”. Nesse período, as ações são reforçadas em todo o Brasil para ampliar a visibilidade da importância do tema e, em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem investido na rede através de capacitações de profissionais, educação da população, assistência clínica e oferta de exames diagnósticos.
A intenção é acelerar a resposta e garantir acesso universal à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Na capital baiana, o acompanhamento e tratamento da doença são oferecidos em mais de 140 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com o Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PMCT), através das quais os pacientes realizam consultas clínicas e recebem medicações gratuitamente.
Dessas unidades, cinco disponibilizam o exame de Prova Tuberculínica (PT), que detecta a infecção pelo bacilo da tuberculose. Para realizar o procedimento, que é de demanda espontânea, é necessário estar munido com requisição médica, Cartão SUS ou CPF e documento de identificação com foto.
Ressaltando a importância da prevenção, a SMS também disponibiliza a vacina BCG. Este imunizante faz parte do calendário básico da criança, disponível em 79 salas de vacinação de referência, incluindo cinco maternidades. A dose deve ser aplicada logo após o nascimento do bebê, preferencialmente na maternidade, ou nas unidades de saúde. Os locais de vacinação podem ser consultados através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS