segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.28141 Dólar 5.8097

SALVADOR GANHARÁ NOVOS MURAIS GIGANTES EM PRÉDIOS DO COMÉRCIO

Victoria Isabel - 26/03/2025 14:50 - Atualizado 26/03/2025

Entre os dias 4 e 6 de abril, Salvador será palco da 4ª edição do Projeto MURAL (Movimento Urbano de Arte Livre). A iniciativa, que já transformou a paisagem da região do Comércio com 19 laterais e fachadas de prédios transformados em verdadeiras telas de obras de arte, retorna neste ano com uma programação ampliada, novos murais e ações interativas para o público.

Realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e contemplado pela Lei de Incentivo Municipal Viva Cultura, o MURAL tem como objetivo democratizar o acesso à arte, revitalizar espaços urbanos e valorizar artistas visuais locais e nacionais.

Nesta edição, quatro novos mega murais serão produzidos em fachadas de prédios daquela região, que, inclusive vem sendo transformada pela gestão municipal, a exemplo da requalificação do Mercado Modelo, a construção da Casa das Histórias de Salvador, da Cidade da Música da Bahia e da reforma da Praça Maria Felipa, além da criação da Escola de Música e Artes Letieres Leite e a Sala de Espetáculos — estes dois últimos em andamento.

O projeto também ganhou um novo formato, funcionando como um festival de arte urbana. Pela primeira vez, de acordo com Vanessa Vieira, idealizadora e curadora do MURAL, haverá uma exposição documental sobre as edições anteriores, uma feira de arte e criatividade, além de bate-papos, oficinas e apresentações musicais, que serão realizadas no Polo de Economia Criativa, o Doca 1. A entrada será gratuita.

Artistas – Entre os artistas convidados para pintar as fachadas, destacam-se nomes reconhecidos nacional e internacionalmente. O duo Acidum Project, do Ceará, trará, por exemplo, sua experiência global para um intercâmbio cultural com artistas locais. Outra grande novidade é a participação da artista indígena Ayako Nantusha, que vem se destacando no cenário nacional. Já o artista baiano Éder Muniz, que participou da primeira edição do MURAL, retorna para criar uma nova obra, que será em homenagem à biodiversidade da Amazônia Azul.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.