A Prefeitura de Salvador conquistou o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, com o projeto Mulher no Volante. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira (25) em Curitiba, durante o Smart City Expo Curitiba 2025, maior evento de cidades inteligentes das Américas. Esta é a segunda edição do prêmio. No ano passado, a capital baiana teve o projeto “Salvador Capital Afro” concorrendo como finalista da categoria “Cidades Inteligentes”.
O Mulheres no Volante visa promover a inclusão e a autonomia das mulheres no trânsito, oferecendo capacitação e oportunidades para o aumento da participação feminina no setor de transporte e mobilidade urbana. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e é realizado em parceria com as pastas de Mobilidade (Semob) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e com os serviços Social do Transporte e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O prefeito Bruno Reis comemorou a premiação para o projeto Mulheres no Volante. “Com ele, promovemos inclusão, autonomia, capacitação e oportunidades para motoristas mulheres, ampliando a participação delas no setor de transporte e mobilidade. Essa é uma das nossas políticas inclusivas e igualitárias”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, também celebrou o resultado e disse que a construção da autonomia feminina e oportunidade de emprego é política pública prioritária. “O Mulher no Volante oferece a capacitação no setor de transportes, mas mais do que isso, fortalece a inclusão e o potencial de cada mulher, além de ser intersetorial com a coordenação da SPMJ, em parceria com a Semob e Semdec”, destacou.
Foto: Divulgação