O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) realizou, nesta quarta-feira (26), no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em Salvador, sua primeira reunião do ano. O encontro marcou a posse dos novos conselheiros e discutiu temas estratégicos, como a Agenda de Participação Territorial, a revisão dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (PTDS) e a articulação entre Colegiados Territoriais e Consórcios Públicos Municipais.
Durante a sessão, também foi apresentado o Plano Mestre de Capacitação, elaborado pela Universidade Corporativa do Servidor (UCS Seplan), voltado para agentes da Política Territorial. Além disso, três painéis pautaram os debates: “Participação Social no Monitoramento”, “Impactos Ambientais no Território de Irecê” e o projeto “EVA – Cidades Inteligentes”.
O secretário estadual do Planejamento e presidente do Cedeter, Cláudio Peixoto, ressaltou a importância da participação social na formulação e implementação de políticas públicas. “Se ao fim da gestão tivermos a certeza de que a política pública foi formulada e discutida com a participação dos territórios e da sociedade civil, implementada com o envolvimento dos órgãos executores do Estado e devidamente acompanhada e avaliada, entenderei que nosso trabalho foi cumprido”, afirmou.
O coordenador executivo de Planejamento Territorial da Seplan, Thiago Xavier, destacou a relevância da parceria entre Colegiados Territoriais e Consórcios Públicos. “Muitas das questões debatidas nos territórios, como gestão de resíduos sólidos, iluminação, atenção básica à saúde, ensino fundamental e apoio à agroindustrialização, são de competência municipal. O consórcio fortalece essa articulação, permitindo a execução integrada das políticas territoriais”, explicou.
A conselheira recém-nomeada Maria José de Jesus, do Território Semiárido Nordeste II, comentou sobre os desafios da nova função. “Minha expectativa é aprender mais sobre essa instância de participação. Representar a sociedade civil é um trabalho árduo, mas produtivo, e espero contribuir com o Cedeter”.
Foto: Ascom/Seplan