A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira (24) se aceita denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão vai ocorrer em três sessões até esta quarta-feira (25). As sessões estão marcadas para 9h30 e 14h de terça; e para 9h30 de quarta. Por ser um julgamento de grande repercussão, a segurança foi reforçada nos arredores do STF.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro e mais pessoas do primeiro escalão do governo fazem parte de um “núcleo crucial” da organização criminosa que visou um golpe de estado. Veja cada um:
Segundo a PGR, o ex-presidente formou, com os outros sete aliados denunciados no mesmo documento, o “núcleo crucial da organização criminosa”. Deles partiram as “principais decisões e ações de impacto social” para a ruptura democrática. Bolsonaro é o líder da organização criminosa armada voltada para o golpe de Estado. Bolsonaro atuou, por exemplo, na propagação de ataques ao sistema eleitoral, na edição da versão final do decreto golpista e na pressão sobre os militares para aderir à insurreição. O ex-presidente ainda interferiu diretamente na conclusão do relatório das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas. A PGR também disse que há elementos que apontam que Bolsonaro tinha conhecimento do plano Punhal Verde Amarelo, o plano para assassinar autoridades.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil