Os projetos relevantes que estão no radar da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), são a EF-118, também chamada de “Anel Ferroviário do Sudeste”, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, e o corredor da Fico/Fiol (Ferrovia de Integração Centro-Oeste/Oeste-Leste), que passaram recentemente por audiências públicas. Ambos estão em audiência pública no momento, recebendo críticas em relação às propostas apresentadas. A informação é do diretor-geral interino ANTT, em reportagem da Agência Infra.
“Pelo nosso cronograma aqui, nós vamos ter condições de realizar o leilão [da EF-118] no segundo semestre. O corredor Fico-Fiol, da mesma forma”, estima.
Vale ressaltar que esse corredor refere-se a integração da FICO – Ferrovia de Integração do Centro Oeste e a Fiol – Ferrovia de Integração Oeste/Leste, mas somente os trechos da Fiol II, ligando Caetité a Barreiras, e Fiol III, ligando Correntina à Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO), onde se entroncará com a FICO. A Fiol I, que liga Caetité a Ilhéus é concessão da Bamin Mineração, que passa por problemas financeiros, e, por isso, as obras estão paralisadas.
Segundo ele, além de novos projetos de concessão, a agência se divide entre o andamento das repactuações de contratos anteriores e as renovações em curso, casos da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e da ferrovia Tereza Cristina.
“Já fizemos de Malha Paulista. Estamos bem avançados com a MRS, quase concluindo. Em breve, vamos começar Vale. E também vamos começar em breve já a Malha Oeste e também a FTL [Ferrovia Transnordestina Logística]”, disse o diretor-geral interino.