A famosa geração Z está trazendo uma preocupação extra para empresas em todo mundo. A geração de profissionais que nasceram entre 1995 e 2010 e já ocupam postos importantes no mercado de trabalho são vistos pelas empresas como inovadores, empreendedores e inquietos. Mas essa turma também é conhecida por criar novas tendências no mundo corporativo — algumas delas capazes de deixar seus superiores de orelha em pé e cabeça quente. Eles foram responsáveis, por exemplo, pela “hush-cation” ou “férias silenciosas”, que nada mais é do que viajar, na maioria das vezes para um destino turístico, durante o expediente de trabalho remoto, mas sem comunicar a empresa. Tem ainda a “microaposentadoria”, que é se permitir viver o agora, com mais equilíbrio e saúde mental, sem estar aposentado para isso.
Agora, a tendência da vez é a Task Masking, que nada mais é do que fingir estar extremamente ocupado no ambiente de trabalho, mesmo que não se tenha muito o que fazer — apenas para simular uma ilusão de produtividade para aqueles que estão ao redor. No TikTok, por exemplo, os vídeos sobre o tema acumularam mais de 1,1 milhão de visualizações nos últimos seis meses, muitos deles com usuários dando dicas de como “se mostrar ocupado”.
Ana Carolina do Carmo, doutora em psicologia clínica e especialista em comportamento no trabalho, explica que, no ambiente de trabalho moderno — especialmente com o avanço do home office e das cobranças por produtividade — a tendência tem se tornado cada vez mais comum. “Isso acontece quando o profissional preenche o tempo com tarefas de baixa prioridade ou baixa complexidade para evitar se engajar em atividades mais importantes, estratégicas ou desafiadoras. É uma forma de distração produtiva, que dá a ilusão de rendimento, mas esconde inseguranças, medo de errar ou sobrecarga emocional. Mas não conseguimos mensurar se isso realmente está se limitando às redes sociais ou de fato tem afetado o ambiente de trabalho”, afirma a especialista.
Entre as táticas ensinadas por produtores de conteúdo adeptos da tendência para parecer ocupado, estão: digitar de forma intensa e barulhenta no teclado, soltar profundos suspiros para parecer estar preocupado ou sobrecarregado com as demandas, fazer ligações fictícias para dar a ideia de que está participando de uma reunião, andar de um lado para o outro com o notebook para não parecer ocioso, entre outras estratégias.(Correio)
Crédito: Divulgação