Um levantamento exclusivo do Estadão, intitulado Placar da Anistia, aponta que pelo menos um terço da Câmara dos Deputados (171 de 513 parlamentares) é favorável à anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro. Outros 115 se posicionaram contra o projeto, enquanto 92 preferiram não responder.
Esse apoio já seria suficiente para garantir a votação do pedido de urgência do projeto de lei no plenário, restando ainda 86 votos para atingir a maioria absoluta da Casa. A proposta conta com o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados no Congresso.
O levantamento revelou que, entre os defensores da anistia, 104 apoiam uma anistia total, enquanto 45 defendem apenas a redução da pena. Já 117 parlamentares se opõem a ambas as medidas, formando o grupo contrário à anistia. Além disso, 112 deputados optaram por não responder a essa questão.
O Estadão consultou todos os 513 parlamentares por diferentes meios, incluindo contatos presenciais, ligações telefônicas, assessorias de imprensa e e-mails enviados aos gabinetes.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil