A via Bahia vai deixar definitivamente a administração das BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 a partir do dia 15 de maio, quando o governo federal assumirá as rodovias.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, por meio das redes sociais. As rodovias voltarão a receber investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Essas rodovias que já causaram muita tristeza ao povo da Bahia voltarão a receber investimentos por meio do DNIT, que já vai entrar fazendo obras no pavimento, e terá um novo projeto para transformá-la definitivamente que irá a leilão ainda este ano”, disse o ministro.
Tudo indica que a cobrança de pedágio continuará normalmente, mas nada foi anunciado nesse sentido.
Quando assume a concessão, o governo pode continuar cobrando pedágio para custear a manutenção da rodovia, investimentos e melhorias. Isso já acontece em alguns estados do Brasil, onde rodovias são administradas por empresas públicas e continuam tendo pedágio, como em São Paulo com a Arteris e a EcoRodovias.
O governo pode optar por administrar a rodovia com recursos públicos, sem depender da arrecadação direta do usuário e eliminar o pedágio, mas isso raramente ocorre, até porque deve haver a relicitação da concessão