Para ajudar a população na organização e no cumprimento das obrigações fiscais, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Salvador (UNIFACS) está oferecendo consultoria gratuita para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O serviço estará disponível no Balcão Cidadão, localizado no piso L3 do Shopping Piedade, em Salvador, até o dia 23 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
A ação é voltada para as pessoas físicas e Microempreendedor Individual (MEI) que tiveram faturamento no ano anterior de até R$ 50 mil e cujas declarações são estruturadas de maneira simples. Conforme a Receita Federal, nesse ano, quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 33.888,00 deve declarar.
De acordo com o professor Antonei Mateus Brandão Menezes, responsável pelo NAF UNIFACS, a iniciativa busca não apenas facilitar o processo de declaração do IR, mas promover a conscientização sobre a importância da regularização tributária. Além disso, ele afirma que “a ação oferece suporte qualificado à população e, ao mesmo tempo, proporciona aos estudantes uma experiência prática e enriquecedora”.
Os atendimentos serão realizados por estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Salvador, sob a supervisão de professores, garantindo um serviço seguro e alinhado às normas da Receita Federal.
Solidariedade
Essa iniciativa também é uma oportunidade para transformar um compromisso fiscal em um ato de solidariedade. Por isso, o Shopping Piedade convida os contribuintes a doarem um pacote de leite em pó, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Documentos necessários:
– Declaração do ano anterior (se tiver) em PDF ou arquivo de cópia de segurança;
– Dados de identificação do contribuinte (CPF, título de eleitor, endereço residencial com CEP, dados profissionais);
– CPF, nome completo e data de nascimento dos dependentes (se tiver);
– Informe de rendimentos de todas as fontes (onde trabalhou ou prestou serviços em 2024 e de aposentadoria, se tiver);
– Informe para IR de instituições financeiras (Bancos);
– Notas de despesas médicas, planos de saúde e de educação, seu e de seus dependentes (se tiver);
– Documentação referentes aos seus bens adquiridos em 2024 e de anos anteriores, caso não tenha a declaração do ano passado;
– Comprovantes de rendimentos com aluguéis (se tiver).
Foto: Crédito: Divulgação