O levantamento do instituto Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, revelou a percepção de operadores do mercado financeiro sobre política e economia no Brasil. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (19), foi realizada entre 12 e 17 de março, e ouviu 106 agentes do setor, incluindo gestores, economistas e tomadores de decisão.
Os entrevistados reprovaram a nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula. Ao serem questionados sobre a decisão, 90% consideraram um erro a escolha da petista.
Ainda sobre a reforma ministerial, o estudo analisou a opinião dos agentes financeiros sobre o impacto das mudanças na governabilidade do governo Lula.
Possível prisão de Bolsonaro
Com o ex-presidente Jair Bolsonaro denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de estado em 2022, a pesquisa investigou a expectativa do mercado sobre os desdobramentos do caso. Para 68% dos entrevistados, Bolsonaro será preso. Em dezembro do ano passado, esse percentual era de 55%.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil