O Brasil avançou no ranking mundial da felicidade divulgado nesta quinta-feira (20/3) pela Organização das Nações Unidas (ONU), ultrapassando Itália e Espanha. Agora, o país ocupa a 36ª posição, enquanto no ano anterior estava em 44º lugar. A Itália, que antes era a 41ª colocada, subiu para a 40ª posição, enquanto a Espanha caiu de 36º para 38º em 2025.
Com essa nova classificação, o Brasil ganhou oito posições no ranking. Essa é a segunda melhora consecutiva do país no índice global, publicado anualmente. O relatório de 2025 tem a Finlândia no topo da lista, enquanto o Afeganistão aparece na última colocação.
A pesquisa considera seis fatores principais: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Os dados analisados foram coletados entre 2022 e 2024.
Os países nórdicos seguem dominando as primeiras posições. A Finlândia lidera o ranking, seguida por Dinamarca, Islândia e Suécia. O relatório também ressalta que essas nações estão “entre os melhores lugares em termos de taxas esperadas e reais de devolução de carteiras perdidas”.
Na América Latina, Costa Rica e México foram os países mais bem posicionados, ocupando o sexto e o décimo lugar, respectivamente. Os Estados Unidos ficaram em 24º lugar, registrando seu pior desempenho na série histórica iniciada em 2012, quando o país estava na 11ª posição.
Veja o ranking dos 50 países mais felizes
Foto: Freepik