O Bahia tem a segunda maior torcida do nordeste brasileiro e a 12° do país. Os dados são do levantamento da TM20 Branding e pela Brazil Panels, divulgados no evento Sport & Business Summit, focado em negócios do esporte, realizado na última terça-feira. Na pesquisa o Bahia aparece atrás do Sport de Recife. O time baiano tem 2,5% da torcida nacional e o pernambucano tem 2,7%. Porém os números são questionados por pesquisas recentes anteriores. Segundo a pesquisa AtlasIntel, divulgada em agosto de 2024, o Bahia tem a maior torcida do nordeste. O Bahia tem (2,8%) na frente do Sport com (1,8%).
No cenário nacional a pesquisa da TM20 Branding também trouxe valores diferentes. O Flamengo continua na liderança, com 24,8% dos torcedores brasileiros, enquanto o Corinthians segue em segundo lugar, com 19,4%. Juntos, os dois gigantes do futebol brasileiro concentram quase metade dos torcedores do país. Em terceiro e quarto lugares, Palmeiras (8,1%) e São Paulo (7,7%) aparecem com uma diferença mínima, estando tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa. O cenário segue a tendência de outras pesquisas anteriores, com a liderança consolidada desses quatro clubes. A lista das maiores torcidas segue com Vasco (4,8%), Grêmio (4,4%) e Atlético-MG (4%), que formam o segundo pelotão, e o Santos, Internacional e Cruzeiro/Sport completando o top 10.
No levantamento do Datafolha, divulgado em novembro de 2024, o Flamengo também apareceu como a maior torcida do Brasil, com 19% da preferência nacional. O Corinthians ficou na segunda colocação, com 14%, seguido por Palmeiras (7%) e São Paulo (6%). A pesquisa destacou a forte presença do Flamengo no Norte (29%) e Nordeste (25%), onde o clube carioca domina o cenário. Já a pesquisa da AtlasIntel, divulgada em agosto de 2024, mostrou números semelhantes, com o Flamengo liderando com 20,1% e o Corinthians logo atrás, com 14,5%.
O levantamento fez comparações com o ano anterior, destacando uma leve queda na torcida do São Paulo (de 9,9% para 7,6%) e do Palmeiras (de 7,7% para 7%), enquanto o Vasco apresentou um pequeno crescimento (de 6,2% para 6,6%). Quanto aos nordestinos, a pesquisa AtlasIntel trouxe o Bahia (2,8%) na frente do Sport (1,8%), com Fortaleza (1,7%), Ceará (1,6%) e Vitória (1,6%) em seguida. Esse cenário contrasta com o levantamento do InfoMoney, que trouxe o time pernambucano na frente do Tricolor de Aço.
Confira o ranking
Fonte: Infomoney/TM20 Branding/ Brazil Panels
Foto: Foto: Gabrielle Gomes / ge