quinta, 20 de março de 2025
Euro 6.15764 Dólar 5.6769

FCDL DEBATE TENDÊNCIAS E O FUTURO DO VAREJO NA CAPITAL BAIANA

João Paulo - 20/03/2025 10:40 - Atualizado 20/03/2025

A importância das lojas físicas, presença da IA e demais tecnologia no varejo, além importância da liderança no varejo foram alguns dos vários assuntos abordados pelo especialista em varejo e consultor Fred Alecrim, na última segunda-feira (17), no Shopping da Bahia, durante o evento Pós-NRF, que aborda as principais tendências e novidades do comércio mundial que repercutiram na Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial, realizada anualmente em Nova York, nos Estados Unidos. Tendo como tema principal as lojas físicas, o palestrante levou ao público uma reflexão sobre a importância dela e seu atual papel. “Hoje o ponto físico precisa desenvolver comunidades, ter personalidade e um atendimento único, que alie experiência do cliente a autenticidade da marca, sem esquecer do visual merchandising e de um bom design de loja”.

Como exemplos de grandes marcas que conseguiram dar um novo sentido ao ponto físico, Alecrim citou a Stew Leonards e Intimissimi. “São marcas que conseguiram utilizar as lojas para o cliente descompressar, desacelerar e relaxar um pouco da rotina, oferecendo uma experiência de compras divertida, autêntica e moderna”. No caso da Intimissimi, a empresa, que atua no ramo de moda íntima feminina, passou a oferecer para as clientes um serviço de cafeteria. Já em relação a rede supermercadista, que nasceu na década de 50, houve um investimento em visual merchandising e ações voltadas para o cliente. “Hoje uma loja física precisa agregar, ser um ponto de encontro, ter uma excelente curadoria de produtos, ter uma ótima equipe de atendimento e ser atrativa. É preciso ganhar a atenção do consumidor”.

Em outro momento da palestra, Alecrim falou sobre a consolidação do uso da IA, novas tecnologias e fez um paralelo com o papel das lideranças. Ele mencionou que as inteligências artificiais são uma realidade do setor varejista e que todo gestor precisa ficar atento sobre como fazer essas incorporações. Ainda no evento, o palestrante chamou a atenção sobre a importância do aumento da presença digital. “O consumidor moderno pesquisa pela internet antes de ir até uma loja efetuar alguma compra. Por esse motivo, é preciso preencher essa lacuna, oferecendo um bom e-commerce e redes sociais que esclareçam o público consumidor”.

Para o presidente da FCDL Bahia, Pedro Failla, o evento foi um sucesso e permitiu que o setor tivesse acesso às principais novidades da feira. “Eventos como o Pós-NRF são essenciais para trazer insights valiosos sobre inovação, experiência que o cliente contemporâneo deseja e a integração entre o físico e o digital. Foi uma manhã muito produtiva e de aprendizado”. “Reunir empresários e especialistas para debater o presente e o futuro do varejo é mais que fundamental, pois alinha o nosso mercado e nos mantém atentos em relação as principais inovações que impactam o nosso setor”, destaca o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes. Promovido pela FCDL Bahia, CDL Salvador, Sebrae Bahia, Associação Comercial da Bahia (ACB), Shopping da Bahia e Fecomércio Bahia, o evento reuniu público formado por empresários, representantes de empresas do varejo e também de entidades do setor.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.