Os habitantes do distrito de Mocambo, no município de Ibitiara, passaram a contar com abastecimento público de água tratada no início deste ano, com a entrada em operação de um sistema de abastecimento implantado na localidade e que recebe água da Barragem do Zabumbão. O empreendimento realizado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) foi entregue à operação e manutenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No início de março, moradores do distrito se encontraram com representantes da Embasa para entender sobre como se dá a prestação do serviço.
A maior parte dos moradores da localidade compareceram ao Colégio Joel Porto, em Mocambo, e ouviram explicações sobre a qualidade da água que é entregue pela Embasa e como o morador faz para mantê-la potável na caixa d´água do domicílio. Os representantes da Embasa também apresentaram a tabela de serviços disponibilizados pela Embasa e os respectivos canais de atendimento para solicitação. Explicaram como funciona o hidrômetro, o aparelho que mede quanta água foi fornecida no imóvel e os cuidados que os moradores têm que ter para evitar vazamentos, pois a água que se perde dentro do domicílio é medida pelo hidrômetro e acaba sendo cobrada na conta.
Os participantes da reunião foram informados sobre a cobrança da tarifa, com sua tabela de valores, e alertados sobre a importância do uso econômico, pois quanto mais água tratada se recebe no mês, mais caro fica o valor cobrado pelo metro cúbico nas faixas de volume mais altas. Em todo o Brasil, a progressividade no valor da água tratada fornecida por sistemas de abastecimento público visa estimular o uso racional pelos consumidores.
Os critérios e os documentos que precisam ser apresentados para se enquadrar na tarifa social e poder se beneficiar com água mais barata na faixa de consumo até 10 metros cúbicos também foram explicados pelos representantes da Embasa. “Esse primeiro contato com novos clientes é imprescindível para iniciarmos um bom relacionamento, pois é o momento em que explicamos como a empresa faz para que uma água segura e potável chegue na casa das pessoas, qual o esforço, trabalho, custo e a remuneração para que isso aconteça e sobre as responsabilidades do cliente. Também é uma oportunidade para a escuta das expectativas da comunidade e acolhimento de sugestões de melhoria”, explica Flávio Cirqueira, gerente comercial da Embasa na Unidade Regional de Caetité que atende o distrito de Mocambo, no município de Ibitiara.
Crédito da foto: Divulgação Embasa