Com objetivo de construir estratégias e diretrizes para a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas no estado, aconteceu nesta quarta-feira, 12, no auditório Lúcia Alencar, na Sesab, o Seminário de Implementação do PMAE na Bahia. O evento foi promovido conjuntamente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) e pelo Ministério da Saúde.
O público do seminário, que aconteceu em dois períodos, foi formado por membros do Grupo Condutor Estadual de Redes (GCE) e Grupos de Trabalho sobre o CMAE, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia e também de Núcleos Regionais de Saúde no Estado. Compuseram as mesas de apresentações e debates representantes da Sesab, COSEMS e Ministério da Saúde.
Dentre os temas trabalhados pelos palestrantes, destaque para os dispositivos de implementação do PMAE; a atuação dos Núcleos de Gestão de Regulação e Cuidados (NGR e NGC); a contratualização e habilitação de serviços; a Oferta de Cuidados Integrados (OCI); monitoramento e avaliação; além da construção de uma agenda de implementação do PMAE na Bahia em 2025.
“O funcionamento do Programa Mais Acesso a Especialistas é fundamental para reduzir filas e garantir diagnósticos mais ágeis e precisos no Sistema Único de Saúde (SUS). É um trabalho conjunto do Governo Federal, do Estado dos municípios para oferecer uma saúde pública de qualidade, ampliando o alcance do SUS em nosso estado”, afirmou o subsecretário da Sesab, Paulo Barbosa, que foi um dos mediadores do evento.
Fotos: Luiz Teles / SaúdeGOVBA