O BNDES aprovou um investimento de R$ 32 milhões para a produtora Conspiração Filmes, focada em longa-metragens e responsável pelo filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, o valor será destinado ao desenvolvimento, produção e internacionalização de obras audiovisuais, além de possibilitar a aquisição de equipamentos de produção e pós-produção.
O investimento será realizado por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do BNDES, criado no ano passado pelo banco, em uma parceria com a Ancine (Agência Nacional de Cinema) e o Ministério da Cultura, com o objetivo de fomentar a produção audiovisual do Brasil. O orçamento inicial do fundo é de R$ 400 milhões.
“A cultura, que em outros tempos foi perseguida, voltou a ser valorizada no governo do presidente Lula, e o BNDES está retomando o protagonismo no apoio ao audiovisual, um setor que gera emprego e renda e que dá visibilidade à identidade nacional”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.