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PÁSCOA: ALTA DE 189% DO CACAU DEVE IMPACTAR VENDA DOS OVOS DE CHOCOLATE

Bruna Carvalho - 06/03/2025 15:00 - Atualizado 06/03/2025

A Páscoa deve sair mais cara para o bolso dos brasileiros e dos supermercadistas nesse ano. É o que diz a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia) em sua nova previsão, isso porque o preço do cacau obteve uma alta de 189%, com picos de até 300%, nos últimos 12 meses anteriores a dezembro de 2024. Para Leandro Rosadas, especialista em gestão de supermercados, essa brusca mudança pode estar ligada a questões climáticas.

“O cacau é um dos insumos mais voláteis do mundo e 70% da produção vem da África Ocidental. O aumento do seu valor vem acontecendo por diversos fatores, principalmente o climático, isso porque as chuvas fora de época e as secas intensas derrubaram a produção. As doenças das lavouras também sem um papel nessa elevação, já que o fungo Vascular-streak Dieback foi responsável pela destruição de plantações inteiras na Costa do Marfim e em Gana. São dois fatores que fazem com que haja menos cacau disponível para venda, o que faz com que grandes compradores corram para estocar, aumentando o preço”, explica Leandro.

A pesquisa realizada pela Climate Change analisou como as mudanças climáticas afetaram a frequência de temperatura máxima diária acima de 32°C em Gana entre 2014 e 2024. A área analisada enfrentou ao menos seis semanas adicionais por ano de calor limitante para o cacau. O reflexo disso está no levantamento feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por revelar que o preço do chocolate subiu 11,99% nos últimos 12 meses, encerrados em dezembro de 2024.

“Para os supermercadistas que buscam manter as vendas dos ovos de Páscoa altas, há diversas estratégias que podem ser adotadas. Por exemplo, fechar pedidos antecipados com os fornecedores para garantir preços melhores, além de aproveitar o mix de marcas, já que nem sempre a marca mais famosa é a que vende mais. Negociar prazo para pagar após a Páscoa, mantendo seu caixa respirando também é importante”, o especialista em gestão de supermercados explica.

Leandro também comenta que o público que busca por ovos de Páscoa, não quer somente um chocolate, mas sim presentear seus entes. Por isso, indica criar kits personalizados com bombons, pelúcias e embalagens diferenciadas. Monte exposições que vendam por emoção, sem posicionar os itens no fundo da loja e treinar à equipe para vender, com cada funcionário explicando por que aquele ovo vale a pena, também são estratégias assertivas.

“É importante que os supermercadistas não caiam na armadilha de fazer promoção cedo demais, e sim criar promoções diferenciadas. Como a “Semana do Chocolate”, disponibilizando a cada dia, um produto diferente com desconto. Outra iniciativa positiva, é dar um cupom para sorteio de um ovo gigante para os clientes que compraram um certo valor no estabelecimento. As compras premiadas também são interessantes, para o público que comprou ovos acima de R$ 50, disponibilize uma roleta para o cliente girar e possivelmente ganhar um brinde”, recomenda Rosadas.

Ainda de acordo com o especialista em gestão de supermercados, o checkout bem posicionado aumenta a chance das vendas. Ter sempre chocolates pequenos, barras e caixas de bombom perto do caixa é uma estratégia que visa aproveitar o momento de espera e decisão final do cliente para alavancar compras por impulso.

Reprodução/ TV Brasil

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