segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.28141 Dólar 5.8097

VEREADOR FAZ BALANÇO DO CARNAVAL DE SALVADOR E DESTACA AVANÇOS PARA OS TRABALHADORES DA FESTA

João Paulo - 05/03/2025 12:36

Após dias intensos de festa, o Carnaval de Salvador 2025 chega ao fim com saldo positivo para os trabalhadores que fazem a folia acontecer. O vereador Randerson Leal (Podemos) acompanhou de perto os circuitos, fiscalizando as condições de trabalho dos ambulantes, cordeiros e catadores de latinhas, além de dialogar diretamente com os trabalhadores para entender suas demandas e garantir melhorias.

Uma das principais conquistas deste ano foi a implementação do Catafolia, ponto fixo que fornece refeições para os catadores de latinhas, e do Bora Ambulantes, um espaço dedicado aos ambulantes cadastrados, oferecendo estrutura para banho, carregamento de maquininhas e outros serviços essenciais. Essas iniciativas vão ao encontro do Projeto de Indicação nº 297/2023, de autoria de Randerson Leal, que visa assegurar três refeições diárias aos ambulantes cadastrados no Carnaval de Salvador.

“Fizemos essa solicitação porque entendemos que os trabalhadores do Carnaval merecem condições dignas. A Prefeitura atendeu essa demanda com o Catafolia e o Bora Ambulantes, e isso é um avanço importante. Nossa luta agora é garantir que essa estrutura continue e seja ampliada nos próximos anos”, destacou Randerson.

Outra pauta defendida pelo vereador foi a criação de um ponto fixo para os cordeiros, trabalhadores que enfrentam longas jornadas sob sol e chuva. Fruto do diálogo contínuo com a categoria, Randerson apresentou o Projeto de Indicação nº 30/2025, que propõe a criação de um ponto de apoio fixo para os cordeiros nos circuitos do Carnaval, garantindo alimentação, abrigo, acolhimento e valorização desses profissionais. “Os cordeiros desempenham um papel fundamental na organização da festa, e é essencial que tenham melhores condições de trabalho. Seguimos cobrando para que essa demanda seja atendida”, reforçou.

Além das melhorias para os trabalhadores, o Carnaval de Salvador 2025 registrou números impressionantes. De acordo com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, somente no domingo (2), mais de 1,7 milhão de pessoas passaram pelos portais de acesso aos circuitos. Desde o início do pré-Carnaval, já são mais de 7,3 milhões de foliões, um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Randerson Leal parabenizou a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado pela organização da maior festa popular do planeta. “O Carnaval de Salvador é um patrimônio do nosso povo. A cada ano, vemos a festa crescer e se estruturar melhor. Houve avanços para os ambulantes e catadores, e isso precisa continuar. Ainda temos desafios, principalmente para os cordeiros, mas seguimos lutando para que o Carnaval seja uma festa grandiosa não só para os foliões, mas também para quem trabalha nela”, concluiu.

Apesar dos avanços, Randerson também destacou desafios que precisam ser corrigidos para as próximas edições, como os frequentes atrasos na saída dos trios elétricos, que prejudicaram tanto os foliões quanto os próprios trabalhadores envolvidos na festa. O vereador reforçou seu compromisso com os trabalhadores da festa e garantiu que continuará cobrando novas melhorias para as próximas edições. “Nosso objetivo é garantir um Carnaval cada vez mais inclusivo e estruturado, valorizando quem faz essa festa acontecer”, finalizou.

Crédito de imagem: Reginaldo Ipê/ Ascom CMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.