quarta, 09 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 6.117

NONATO SANSKEY E RODA DE SAMBA MUCUM’G ARRASTARAM UMA MULTIDÃO NO CARNAVAL 2025

João Paulo - 05/03/2025 14:10

O cantor, compositor e mestre de Samba Junino Nonato Sanskey e O Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G mais uma vez arrastaram uma multidão no carnaval deste ano levando a cultura do Samba Junino para os circuitos da folia momesca com o tema Ori Erô Ori Ilerá (cabeça pensante, cabeça saudável). No sábado (1º) Nonato e o Mucum’g se apresentaram no tradicional Circuito Batatinha no Centro Histórico atraindo crianças, adultos e idosos. Já na segunda-feira (3) foi a vez de desfilar no Circuito Riachão na tradicional Mudança do Garcia.

“O Instituto Cultural e Carnavalesco MUCUM’G comemorou 18 anos de desfile no circuito Riachão e três anos de circuito oficial no carnaval de Salvador, esse ano nós homenageamos grandes nomes da música e artistas no tema Ori erô, Ori Ilera (cabeça pensante, cabeça saudável). Esta é uma homenagem a algumas personalidades lendárias (Neguinho do Samba, Marielle, Batatinha, Riachão e menininha do Gantois) e também (Tonho Matéria, Vovó do Ilê, Margareth Menezes, Ivete Sacramento e Carlinhos Brown) figuras que no nosso entendimento são cabeças pensantes”, afirma Nonato Sanskey.

O desfile da mudança do Garcia que contou com patrocínio do vereador Marcelo Guimarães Neto, Amag e prefeitura de Salvador,  teve a missão de ser mais uma opção de lazer para turistas e soteropolitanos que estavam curtindo a folia de momo na capital baiana.

“O objetivo é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadoras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, acrescenta Nonato Sanskey.

O artista ainda reforça que a mudança do Garcia é um dos maiores movimentos culturais e que precisa de mais atenção do poder público.“Esperamos do Governo do Estado e da prefeitura de Salvador, a patrimonialização da Mudança do Garcia. E já foi solicitada pelas instituições culturais competentes do Garcia”, finaliza.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.