terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.19579 Dólar 5.7476

CARNAVAL 2025: GUARDA CIVIL TEM MENOR ÍNDICE DE OCORRÊNCIAS DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES

Victoria Isabel - 05/03/2025 16:07 - Atualizado 05/03/2025

O balanço da Guarda Civil Municipal (GCM) apresentou um total 12 ocorrências nos seis dias de folia em Salvador, o que representou uma redução de 53,8% em relação ao Carnaval de 2024. Esse foi o menor quantitativo registrado nas últimas cinco edições da festa. O baixo número de ocorrências reflete a atmosfera tranquila, mesmo diante de um evento tão expressivo.

Foram contabilizados 663 atendimentos ao cidadão e a outros órgãos e secretarias, representando uma diminuição de 19% em comparação ao mesmo período do ano de 2024. Com um trabalho preventivo intenso, a GCM ainda compilou 986 patrulhamentos e 455 abordagens.

Esses números refletem o compromisso e a eficiência da Guarda Municipal em garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos os foliões, atuando em várias frentes de trabalho. O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, comemora os números: “Fico feliz com o resultado. Quando o número de atendimentos cai é porque fizemos um bom trabalho de base, então a operação flui sem maiores intercorrências. Isso é fruto de planejamento estratégico dos gestores e empenho da tropa”, avalia.

Identificação de crianças e pessoas com deficiência – Pioneira, desde 2017 a Guarda oferece pulseiras para identificar crianças e pessoas com deficiência. Neste ano, 9.640 pessoas foram identificadas. O número, menor que o Carnaval anterior, se deve à conscientização dos pais e responsáveis – que por muitas vezes já saem com seus filhos identificados – e o oferecimento desse atendimento pelas demais forças de segurança e outros órgãos, que aderiram a essa prestação de serviço, e o cidadão, maior patrimônio da instituição, é quem sai ganhando.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.