No dia 02/03, o trio elétrico de Armandinho e Irmãos Macedo entrou para a história ao ser puxado por um caminhão movido a gás natural liquefeito (GNL) no Carnaval de Salvador. A ação inédita, resultado da parceria entre a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Eneva e VirtuGNL, trouxe inovação e sustentabilidade na festa momesca, reduzindo significativamente as emissões de poluentes e conduzindo uma nova perspectiva para a transição energética no setor de transportes pesados.
Para Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, a noite foi marcada por sucessos. “Hoje é um dia histórico para o Carnaval da Bahia. Inovamos mais uma vez, 75 anos depois da criação do trio elétrico, essa instituição que hoje é mundial. Trocando o diesel pelo gás natural no cavalinho que puxa o trio, reduzimos quase 40% as emissões de carbono e eliminamos praticamente toda a poluição particulada no ar. E ainda geramos economia, já que 28% do diesel consumido no Brasil é importado, impactando nossa balança comercial. Essa iniciativa só foi possível graças à ampla parceria entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiagás, com a Mitsui Gás e Energia como acionista, Eneva e VirtuGNL, mostrando que a Bahia segue na vanguarda da transição energética”.
A gerente de Trading de Combustíveis da Eneva, Lucy Rosado, também celebrou a conquista. “Para a Eneva, que é a maior operadora privada de gás natural no Brasil, é um grande orgulho participar dessa festa tradicional, reforçando a cultura regional. Em parceria com a Bahiagás e a VirtuGNL, demonstramos que é possível ter veículos de longa distância transitando com um combustível menos poluente. É um prazer participar e mostrar que podemos ter uma transição energética mais segura e sustentável”.
A diretora Técnica e Comercial da Bahiagás, Larisse Stelitano, anunciou que a Companhia anunciou irá lançar, ainda este ano, um programa de incentivo ao gás natural para o setor automotivo, incluindo o GNL para veículos pesados. “Já mapeamos todas as condições para viabilizar os corredores sustentáveis no estado da Bahia, e ainda este ano lançaremos essa iniciativa para toda a cadeia do setor”.
José de Moura Jr., Fundador da VirtuGNL, destacou o impacto positivo do uso do GNL no transporte. “A VirtuGNL tem o compromisso de viabilizar soluções sustentáveis para o transporte pesado no Brasil. Trazer essa tecnologia para o maior Carnaval de rua do mundo demonstra que a transição energética é viável e benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia”.
A eficiência da iniciativa também impressionou. Em apenas um dia de folia, o trio elétrico utilizou apenas 15% da capacidade máxima do tanque de GNL, mantendo uma autonomia de 85%, incluindo a distância percorrida no deslocamento entre o Parque de Exposições e a Barra.
Como parte da celebração desse marco, o caminhão movido a gás natural estará disponível para visitação e fotos durante todo o dia de hoje no Parque de Exposições. O trio movido a GNL desfilou no Carnaval da Bahia 2025 em apenas um dia de folia. Com o êxito do projeto, novidades estão reservadas para 2026.
O uso do GNL no Carnaval de Salvador reforça o compromisso da Bahiagás, Eneva e VirtuGNL com a sustentabilidade e a inovação no setor de transportes, abrindo caminho para um futuro com menor impacto ambiental e maior eficiência energética.
Foto crédito: Olho de Peixe