segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.2461 Dólar 5.7662

GOVERNO DO ESTADO REALIZA PESQUISA SOBRE TRABALHADORAS DO CARNAVAL DE SALVADOR

Matheus Souza - 28/02/2025 15:32

O Governo do Estado, através da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), está realizando uma pesquisa sobre as “Mulheres trabalhadoras do Carnaval de Salvador” com o objetivo de identificar e mapear as condições de trabalho e os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam durante a folia, como vendedoras ambulantes, catadoras de materiais recicláveis e cordeiras dos blocos.

A análise busca coletar dados para embasar a formulação de políticas públicas que promovam melhores condições de trabalho, segurança e oportunidades de inclusão socioprodutiva para essas profissionais e começou a ser aplicada na quinta-feira (27), seguindo até domingo (2), nos principais circuitos do Carnaval: Campo Grande, Barra/Ondina e Pelourinho e deve alcançar 2 mil mulheres.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância da iniciativa. “O Carnaval representa uma importante alternativa de renda para milhares de famílias baianas, muitas delas chefiadas por mulheres e muitas são mães solos. A pesquisa pretende analisar de que forma essas mulheres atuam e as condições que enfrentam. O levantamento permitirá desenvolver ações mais efetivas e eficientes, otimizando o uso dos recursos públicos na festa. O levantamento é essencial para compreender as dinâmicas de gênero no setor informal da economia, onde essas ocupações se inserem”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Casode.

A presença feminina no Carnaval de Salvador é marcante em diversas atividades, desde a comercialização de bebidas e alimentos até a coleta de materiais recicláveis e o trabalho como cordeiras. A pesquisa aborda questões como o perfil socioeconômico das trabalhadoras e as suas condições de trabalho.

A pesquisa está alinhada às diretrizes do Programa Especial “Elas à Frente”, que é coordenado pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) e envolve todas os organismos do Estado. A iniciativa reforça a necessidade de integração entre os órgãos públicos para a implementação de políticas voltadas à autonomia e ao empoderamento das mulheres.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.