Para aumentar a quantidade de água tratada disponível no Litoral Norte, com o crescimento expressivo da demanda no feriado de Carnaval, a Embasa está adotando uma solução inovadora: uma estação móvel de tratamento de água, que foi adicionada às estruturas convencionais de tratamento da estação de Barra do Pojuca, ampliando em 30% a sua capacidade de produção de água tratada.
Atualmente, a ETA Barra do Pojuca consegue tratar 180 litros de água por segundo. A nova ETA compacta, que chegou ontem (27) em contêiner a bordo de um caminhão e foi instalada no mesmo dia, acrescenta mais 50 litros por segundo a esse sistema. Com isso, haverá mais água disponível para Barra do Pojuca, Imbassaí, Praia do Forte, Açú da Torre, Açuzinho, Barro Branco, Marbelo, Imbassaí, Malhadas e Tiririca.
“Nós temos uma obra que já implantou duas novas adutoras nesse sistema, mas a estação de tratamento convencional não está pronta, então buscamos uma tecnologia que permitisse a operação imediata”, explica o diretor Técnico e de Planejamento da Embasa, Clécio Cruz. “Essa estação compacta usa a tecnologia de ultrafiltração, uma das mais avançada no processo de tratamento, que irá garantir além do aumento da oferta uma excelente qualidade de água para o sistema de Barra do Pojuca já nesse feriado de grande demanda” informa o gerente de Tecnologia Operacional Severino Neto.
Na alta estação, o consumo de água no Litoral Norte chega a quadruplicar com a chegada dos turistas e veranistas, especialmente nos feriados. Para dar conta desse grande desafio, a Embasa investe na ampliação dos seus sistemas, além de esquemas especiais de operação, com equipes de plantão, instalação de geradores onde é possível e diversas ações de manutenção preventiva.