terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.19579 Dólar 5.7476

SEMUR CAPACITA PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NO OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO CARNAVAL

LUIZA SANTOS - 27/02/2025 13:04

O Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher terá 90 observadores atuando nos cinco dias do Carnaval de Salvador 2025, distribuídos por um ponto fixo no Campo Grande (Circuito Osmar) e mais seis mirantes espalhados pelos principais circuitos da folia. O objetivo é fazer um registro e mapeamento de ocorrências para o subsídio de políticas públicas que estejam voltadas para a inclusão e garantia de direitos à pessoa negra, LGBT e às mulheres.

Este ano, a estrutura atuará nos eixos Racial, LGBT, Violência contra a Mulher e Afros e Afoxés. Os observadores passaram por capacitações para melhor compreensão do trabalho realizado por eles, da dinâmica da atuação e conhecimento dos relatórios que são produzidos anualmente a partir dos registros.

O encerramento das capacitações ocorreu na tarde da quarta-feira (26), no Arquivo Público de Salvador, no Comércio. Ao final do evento, os observadores receberam materiais de trabalho, a exemplo de mochila, garrafa d’água, camisa, viseira, crachá e capa de chuva.

Órgãos envolvidos – O Observatório é coordenado pelas secretarias da Reparação (Semur) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e atua de forma articulada com a participação de diversos órgãos, incluindo órgãos independentes, estaduais e municipais.

“A Semur está no seu 18º ano de Observatório contra discriminação racial, LGBTfobia e violência contra mulher. Sabemos que Salvador é a capital mais negra fora de África, então precisamos garantir também que essa população, que é maioria, tenha um Carnaval saudável, sem violência e sem agressão. Essa premissa vale para todos os eixos estratégicos que trabalhamos, para que todos possam ter de fato um Carnaval feliz e em paz”, disse a titular da Semur, Isaura Genoveva.

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.