Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostrou quais os 100 municípios que mais arrecadaram impostos no Brasil em 2023. A capital São Paulo lidera o ranking, representando 22,98% do total arrecadado com tributos no país, o que equivale a R$ 834,099 bilhões, seguida pelo Rio de Janeiro e, em terceiro, Brasília (DF).
A região Nordeste aparece na lista com 10 municípios pertencentes; a região Centro-Oeste, com seis; e a região Norte, com apenas quatro municípios. Uma das principais conclusões do estudo é que os municípios mais ricos em arrecadação de impostos estão localizados no Sudeste e no Sul do país. Cada uma das regiões tem, respectivamente, 56 e 24 cidades pertencentes ao ranking dos 100 municípios com maior tributação.
Em relação aos estados com mais municípios no ranking, São Paulo lidera com 39 e uma participação de 39% do total da arrecadação de tributos. Na sequência, o estudo destaca Santa Catarina, com 10 municípios. O terceiro lugar é ocupado por Minas Gerais, com nove cidades, estado seguido por Paraná e Rio Grande do Sul, com sete municípios cada.
O estudo também realizou um ranking dos municípios com maior arrecadação per capita, ou seja, pela divisão do valor total da arrecadação de tributos pela população. O levantamento calculou os tributos utilizando dados da Receita Federal do Brasil, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Para a arrecadação per capita foram utilizados os dados populacionais do IBGE. Todos utilizaram 2023 como ano-base.
Confira o ranking completo:
Confira o ranking per capita: