domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.41026 Dólar 5.847

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES CREDENCIA NOVOS BANCOS PARA FINANCIAR PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL

Bruna Carvalho - 26/02/2025 12:15

O Ministério das Comunicações credenciou novos bancos para gerenciar e financiar, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), projetos de inclusão digital no país.

Os nomes dos seis bancos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25). Com a medida, as instituições podem analisar, aprovar, negociar financiamentos e garantias com os clientes (provedores de internet).

“O Fust foi criado para financiar a expansão de redes e serviços de telecomunicações em regiões com pouco acesso à internet. Estamos desburocratizando o uso do recurso para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico, social e digital”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Os bancos credenciados são: Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento Efi S.A; Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. – Desenvolve SP; Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A – Desenbahia; Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES; Cooperativa Central de Crédito e Investimento com Interação Solidária – Central Cresol Sicoper; e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.

Com a inclusão dos novos bancos, as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações (pequenos e médios provedores de internet) ganham mais opções de linha de crédito para executar projetos de instalação de banda larga de internet em locais mais remotos do Brasil.
Fust

O fundo viabiliza recursos para iniciativas de universalização de serviços de telecomunicações, que não podem ser realizadas com a exploração eficiente do serviço. As principais receitas que compõem o Fundo são a contribuição de 1% sobre a receita operacional bruta, decorrente de prestação de serviços de telecomunicações nos regimes público e privado e as transferências de recursos provenientes do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações).

Foto: Thayana Araujo/MCom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.