Durante a realização da “Melhor Segunda-feira do Mundo” com o cantor Xanddy Harmonia, no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), os módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato atenderam 29 foliões. Deste total, 28 foram atendimentos clínicos e sem gravidade, a maioria por cefaleia e dor em membros inferiores. Neste período foi registrado uma ocorrência ortopédica.
O número de casos é 56% menor do que os atendidos em 2024, quando foram prestadas 67 assistências. As ocorrências ortopédicas caíram de três para uma e não ocorreu atendimento cirúrgico este ano, enquanto no ano passado foram três. Além disso, todos os casos foram resolvidos no módulo e nenhum paciente precisou ser transferido.
Funcionamento – O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, ressaltou o clima de tranquilidade refletido na quantidade e tipos de atendimentos. “Os números da Saúde até aqui demonstram que estamos começando bem a maior festa de rua do mundo, reunindo milhares de pessoas nas ruas, curtindo com alegria”, declara.
Os módulos de saúde seguem funcionando das 12h às 5h para os festejos de pré-Carnaval, nesta terça-feira (25) durante o Pipoco, com o cantor Léo Santana; e quarta-feira (26), com as bandas de fanfarra (Farol da Barra/Morro do Cristo). Os módulos possuem 32 leitos no total e oferecem serviços de primeiros socorros, como curativos, pequenas cirurgias de trauma na face, aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia; dentre outros procedimentos de urgência e emergência. Em três dias de pré-Carnaval foram realizados 163 atendimentos, sendo 149 deles de casos clínicos.
Vigilância Sanitária – Neste terceiro dia do pré-Carnaval, na segunda-feira (24), a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) deu continuidade às ações de fiscalização voltadas para a segurança dos foliões. Durante a operação, foram realizadas 214 vistorias, incluindo pontos de venda formal e comércio informal.
Como resultado, foram identificadas irregularidades relacionadas ao armazenamento inadequado, manipulação incorreta de alimentos e falhas nas condições de higiene. Nestes casos, a equipe passou as orientações necessárias para que as práticas sanitárias recomendadas sejam seguidas. A Visa realizou 1.530 ações fiscalizatórias durante os três dias de folia.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Texto: Ascom/SMS