segunda, 24 de fevereiro de 2025
Euro 6.0519 Dólar 5.78201

MÓDULOS ASSISTENCIAIS REGISTRAM REDUÇÃO DE 18% NO NÚMERO DE CASOS DE SÁUDE DURANTE FURDUNÇO

Matheus Souza - 24/02/2025 19:32

Neste domingo (23), as equipes de saúde dos módulos assistenciais do Farol da Barra e Morro do Gato, localizados no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), realizaram 109 atendimentos durante o Furdunço, festa pré-carnavalesca. Do total, 98 atendimentos foram clínicos e sem gravidade; a maioria por intoxicação alcoólica e cefaleia, representando 89% das ocorrências.

Os demais casos registrados foram ortopédicos (cinco), cirúrgicos (cinco) e de enfermagem (um). Além disso, seis pessoas precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde para continuidade do atendimento.

Os dados representam uma diminuição de 18%, se comparados com as ocorrências registradas no ano passado, quando foram realizados 133 atendimentos. Também houve redução de 68% nos números de casos de maior complexidade, representados pelas ocorrências ortopédicas e cirúrgicas, que em 2024 foram 32.

Serviços de saúde – O gestor da SMS, Rodrigo Alves, destacou a queda de ocorrências pelo segundo ano consecutivo. “É muito bom ver que a cada ano a folia vai ficando mais leve e com menos casos que comprometem a saúde da nossa população durante a festa. O nosso desejo é que sigamos com esse cenário de redução no número de atendimentos, principalmente dos casos mais complexos, isso é um reflexo da paz no circuito”.

Os módulos de saúde seguem funcionando durante os festejos de pré-Carnaval; nesta segunda (24), para a melhor Segunda-feira do Mundo, edição gratuita; terça (25), durante o Pipoco com Léo Santana, das 12h às 5h; e na quarta-feira (26), no Habeas Copos, das 12h às 6h.

Vigilância Sanitária – Também durante o Furdunço, as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) realizaram 628 ações em estabelecimentos e serviços. As atividades foram voltadas para a verificação das condições higiênico-sanitárias de alimentos e bebidas, adequação das estruturas físicas dos pontos de venda, manipulação de alimentos, regularidade dos produtos comercializados e demais aspectos relacionados à proteção da saúde da população.

 

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Texto: Ascom/SMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.