O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que o presidente Lula (PT) tem interesse na formação de uma chapa majoritária forte para as eleições de 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (24), durante a entrega de viaturas à Polícia Civil, realizada no Parque de Exposições de Salvador, na Boca do Rio.
Lideranças do PT, como o senador Jaques Wagner (PT-BA), defendem a composição de uma chapa “puro-sangue”, na qual Jerônimo disputaria a reeleição ao governo estadual. Para o Senado, além do próprio Wagner, o grupo incluiria o ministro Rui Costa (PT). Esse cenário excluiria o senador Angelo Coronel (PSD-BA), o que poderia gerar insatisfações dentro da base aliada.
“O presidente Lula manifesta interesse em ver uma chapa forte. O que está posto pra gente na montagem da chapa de 2026 é uma chapa forte, uma chapa que possa concorrer, fazer uma boa disputa […] É bom quando nós temos bons nomes […] talvez a gente sofra pela mobilidade das pessoas, mas qual o time de futebol que não gosta de ter bons craques à disposição? É o caso do grupo do Lula aqui na Bahia, onde nós temos 3 ou 4 bons nomes ao Senado”, disse Jerônimo.
“O que nós temos que ter é a humildade de dizer quais os melhores nomes para concorrer. Uma chapa majoritária boa acaba puxando a chapa para mais deputados federais e estaduais. Rui tem uma relação boa com os prefeitos e deputados e, agora, com a experiência de ser titular de uma pasta tão importante. Na hora correta a gente vai tomar uma decisão”, acrescentou o governador.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA