A Prefeitura de Recife prevê uma movimentação financeira de R$ 2,7 bilhões na economia da cidade durante os dias de Carnaval, um crescimento de mais de 12% em relação às festas do ano passado. O desempenho deve ser impulsionado por uma alta de 20% no fluxo de turistas no Aeroporto Internacional do Recife, viabilizado por 200 voo extras disponibilizados no período.
Conhecido pelo Carnaval de rua, com blocos tradicionais como o Galo da Madrugada, a folia da capital pernambucana tem atraído mais turistas de outras regiões com shows gratuitos. Este ano, os destaques são Glória Groove, Pabllo Vittar e Ney Matogrosso. O fluxo de turistas de renda mais alta vem avançando, nos últimos dez anos, devido à consolidação dos festivais privados de música. Nesses eventos, a diária de um hotel pode chegar a R$ 1.650 e cerca de 70% do público vem de fora do Estado.
O empresário Vitor Carvalheira, sócio-fundador do Carvalheira na Ladeira, que promove cinco dias de festa, diz que na edição de 2024 foi criado mais de um palco e houve a expansão da área para patrocinadores. “Para a edição de 2025, atingimos um crescimento em patrocínios de mais de 80%”, diz. Com patrocínio-master do Bradesco, o evento conseguiu, pela primeira vez, oferecer parcelamento em 12 vezes sem juros para a compra do ingresso. Segundo o empresário, houve aumento de 20% no ticket médio.
Com informações do Valor Econômico
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay