Desde o dia 17 deste mês, o Shopping Center Lapa recebe a Expo Carnaval, evento que reúne seis estandes repletos de acessórios e fantasias artesanais. A feira segue até a próxima quinta (27), e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), promovendo visibilidade e geração de renda para mulheres empreendedoras da capital baiana.
O evento faz parte do Expo Mulher, iniciativa que fortalece o protagonismo feminino no empreendedorismo e conta com a participação de mulheres capacitadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Durante a feira, as empreendedoras expõem e comercializam produtos como tiaras, passadeiras, pochetes, fantasias e adereços temáticos para o Carnaval, muitos dos quais feitos à mão. Os principais clientes são aquelas pessoas que frequentam o shopping, localizado no Centro da cidade.
De acordo com a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a Expo Carnaval tem um impacto significativo na economia dessas mulheres. De acordo com a gestora, as empreendedoras já participam de diversas feiras e, por integrarem o projeto, estão agora aproveitando a oportunidade para garantir uma fonte de renda extra no período pré-Carnaval.
“A importância desse evento está no fortalecimento econômico dessas mulheres, incentivando outras pessoas a conhecerem seus trabalhos. A ideia é mobilizar o público para ajustar seus abadás, comprar adereços e valorizar a produção dessas empreendedoras. Sempre buscamos parcerias para realizar feiras em diferentes pontos da cidade. Às vezes, fazemos eventos externos, outras vezes, em parceria com shoppings”, comenta.
A feira também proporciona um espaço de acolhimento para mulheres que enfrentaram desafios pessoais e veem no artesanato uma oportunidade de recomeço. A Expo Mulher conta com aproximadamente 460 artesãs cadastradas, e a participação nos eventos segue um sistema de rotatividade, garantindo que todas tenham espaço para expor os produtos.
“Teremos várias feiras ao longo do ano. Temos um calendário fixo e, agora em março, por exemplo, estaremos na Feira do Campo Grande, durante a Semana do Artesão, com dia celebrado em 19 de março. Essa feira também faz parte das ações do Março Mulher, uma data muito significativa”, ressalta Cristiane.
Fotos: Otávio Santos/Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho/Secom PMS