Um incêndio de grandes proporções atingiu nesta quinta-feira (20) um casarão localizado na Rua dos Perdões, no bairro do Santo Antônio do Carmo, em Salvador (veja aqui). A ocorrência, logo após o desmoronamento do teto da Igreja de São Francisco no Terreiro, mostra a necessidade do poder público de dar mais atenção ao Centro Histórico de Salvador.
O fogo foi combatido por bombeiros militares e felizmente não houve vítimas, mas o casarão foi destruído. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.
A ocorrência mostra que é urgente que os órgãos que atuam no setor passem a atuar conjuntamente e mostrando mais expediente na proteção ao Centro Histórico de Salvador.
O Iphan, o IPAC e a Codesal precisam mostrar mais expediente, fechando os imóveis tombados que necessitam de reforma, investindo na recuperação das igrejas e movimentos tomados, exigindo que os proprietários reformem ou fechem os imóveis comprometidos e por aí vai. E cada um desses órgão sabe exatamente qual sua obrigação e competência nesses casos. uma equipe do órgão aguarda o rescaldo para realizar uma vistoria completa no imóvel.
O bairro de Santo Antônio Além do Carmo, por exemplo, tem sido objeto de uma ocupação irracional e de uma intensa programação de shows e eventos que não faz sentido ocorrer num bairro histórico e que precisa ser preservado.